Começou a tarifação imposta pelos Estados Unidos, passando a valer no Brasil a partir de hoje. A sobretaxa de 50% sobre os produtos nacionais respeitará algumas datas descritas no decreto que o presidente americano Donald Trump publicou no dia 30 de julho.
O que aconteceu?
Serão tarifados os produtos que embarcarem após 00h01 de hoje, segundo o governo brasileiro. Mas Trump escreveu no decreto que ele começaria à 00h01 do horário de verão na costa leste dos Estados, que atinge 23 estados norte-americanos, além de três províncias do Canadá.
"O horário de verão do Leste está uma hora atrás do horário de Brasília." Por isso o tarifaço começa a valer 01h01 da madrugada do dia 6 de agosto", diz o economista Jorge Ferreira dos Santos Filho.