Bahia, 07 de Julho de 2025
POLÍTICA / BAHIA

O PT vai perder a Bahia?
Por: O Antagonista
07/07/2025 - 06:09:49

O jornal O Globo publicou neste domingo, 6, uma reportagem sobre a queda de popularidade de Lula no Nordeste, com destaque para a Bahia, estado que o PT governa há quase 20 anos.

A matéria dá voz a declarados lulistas decepcionados com a atual gestão do petista, e decididos a votar em um opositor na eleição presidencial do próximo ano, além de chamar a atenção para pesquisas de opinião Datafolha e Genial/Quaest que mostraram queda de popularidade de Lula no Nordeste.

“Tinha a crença de que minha vida iria melhorar, como aconteceu nos outros mandatos dele. Mas, nestes dois anos e meio, foi o contrário, meu dinheiro não dá para nada, passo dias à base de remédio para dormir, por conta do tiroteio constante na favela, e só assim consigo trabalhar. E a gente nem o vê, né? Cadê o Lula? Ele sumiu”, reclamou um dos eleitores ouvidos.

Como lembra O Globo, Lula recebeu 72% dos votos no segundo turno de 2022 em Salvador, que ele visitou em 2 de julho (foto). Mas o PT nunca venceu a disputa pela Prefeitura da capital baiana.

ACM Neto

Levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas em 24 de março indica o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União) como favorito numa disputa com o atual governador, o petista Jerônimo Rodrigues, que subiu nas pesquisas contra Neto ao longo da campanha de 2022.

Aquela eleição foi vencida por Rodrigues com 52,78% dos votos, enquanto o ex-prefeito de Salvador ficou com 47,22%.

Para 2026, o Paraná Pesquisas aponta Neto com 52% das intenções de voto, contra 27,4% de Rodrigues, no cenário que considerou também o ex-ministro João Roma (8,1%) e o psolista Kléber Rosa (1,5%).

Neto também aparece bem colocado no cenário com o petista Rui Costa, ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, com 51,5% das intenções de voto contra 27,4%.

O ex-prefeito de Salvador também se destaca na pesquisa espontânea, na qual os nomes dos possível candidatos não é mencionado. Ele foi lembrado por 17,5% dos eleitores consultados, contra 9,1% do atual governador, o que dá uma dimensão da fraqueza de Rodrigues.

Senado
Na disputa pelas duas cadeiras da Bahia para o Senado, contudo, os petistas ainda exibem o prestígio demonstrado nas últimas eleições estaduais. Rui Costa e o senador Jaques Wagner (PT-BA) aparecem como favoritos, à frente do desafiante bolsonarista João Roma.
 
Garantir as duas posições do Senado deve contribuir para dificultar a meta de Jair Bolsonaro de conseguir mais da metade das cadeiras da legislatura que se inicia em 2027, mas pode não ser o bastante para emplacar mais quatro anos no estado que o PT governa há mais tempo.
Veja + Comentários do Tomás