Bahia, 14 de Agosto de 2025
Por: Agência Brasil
13/08/2025 - 08:11:11

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou esta semana o registro do medicamento Voranigo® (vorasidenibe), inibidor de enzimas, disponível no formato de comprimidos de uso diário produzidos pela farmacêutica Servier e utilizados no tratamento de câncer cerebral.

Em nota, a farmacêutica informou que o medicamento é indicado para pacientes a partir dos 12 anos com tipos específicos de gliomas difusos chamados astrocitomas ou oligodendrogliomas, de baixo grau (grau 2), com mutações na enzima IDH 1 ou 2, que já foram submetidos a procedimento cirúrgico e que não tenham indicação de radioterapia ou quimioterapia imediata.

Ainda de acordo com a Servier, o vorasidenibe atua bloqueando as enzimas IDH1 e IDH2 mutadas, responsáveis pela produção de substâncias que estimulam o crescimento de células tumorais.

Em entrevista à Agência Brasil, o oncologista Fernando Maluf avaliou a aprovação do medicamento como o maior avanço na área de gliomas dos últimos 20 anos. “Gliomas são os tumores cerebrais mais comuns que existem. Os de baixo grau acometem preferencialmente uma população muito jovem, que começa a desenvolver esse tumor desde a infância e adolescência até adulto jovem”.

“Os tumores de baixo grau só têm rádio e quimio como alternativas. Essa medicação coloca uma alternativa muito especial para tentar evitar novas cirurgias, radioterapia ou medicamentos mais agressivos. Ela consegue reduzir, de forma muito importante, o risco de progressão da doença às custas de uma boa tolerabilidade”, completou o médico.

Veja + Notícias/Geral
OBRAS / EUNÁPOLIS

Eunápolis avança com melhorias que transformam a cidade: obras de drenagem levam mais segurança e mobilidade à população
A Prefeitura de Eunápolis, por meio da Secretaria de Infraestrutura, segue executando importantes obras de drenagem na Rua Bogotá no bairro Dinah Borges, e na ladeira que conecta o Alecrim I e II. Com intervenções voltadas à melhoria da infraestrutura viária e à prevenção de alagamentos, os trabalhos já começam a reconfigurar o fluxo urbano e a acessibilidade nessas regiões. A reestruturação inclui a implantação de novas redes de drenagem completas, com destaque para a instalação de escada drenante na ladeira do Alecrim, que reduzem a força da água durante períodos de grandes chuvas, garantindo mais segurança e conforto para pedestres e motoristas.