Em um marco para a valorização da diversidade cultural e religiosa, a cidade de Belmonte testemunhou na terça-feira, 15 de julho, a celebração do tradicional ritual da Lavagem da Igreja Matriz. O evento, promovido pelas religiões de matriz africana Umbanda e Candomblé em colaboração com a Secretaria de Turismo e Cultura local, reuniu líderes religiosos, autoridades municipais e a comunidade em geral em um ato de fé e celebração. A cerimônia, conduzida pelos Netos de Gandy e outros importantes líderes religiosos, foi marcada pela utilização de elementos simbólicos como água, ervas, flores e cânticos sagrados. Esses componentes, centrais nas práticas da Umbanda, Kimbanda e Candomblé, representaram a purificação do espaço público de energias negativas e a invocação das bênçãos dos orixás.
A participação entusiástica e reverente da comunidade local demonstrou a importância do evento para o fortalecimento da identidade cultural das comunidades de origem africana e para a promoção da compreensão mútua entre diferentes crenças. Diversas autoridades municipais marcaram presença no evento, incluindo o prefeito Iêdo Elias, e seu secretariado, além do presidente da Câmara Municipal, Luluca da Ambulância, e dos vereadores Mathyas Barreto e Viriato Benfica. o prefeito Iêdo Elias enfatizou a relevância do ritual: “A realização desse ritual simboliza um avanço significativo na valorização das religiões de matriz africana e na promoção da diversidade cultural em Belmonte.”
Como um reconhecido destino de turismo religioso, Belmonte reafirma seu compromisso com a celebração de sua rica herança cultural através de eventos como a Lavagem da Matriz. A iniciativa demonstra a união e a diversidade de seus habitantes, enviando uma poderosa mensagem de harmonia e respeito entre todas as religiões. O ritual não apenas purificou o espaço físico da Igreja Matriz, mas também fortaleceu os laços comunitários e espirituais, promovendo a coexistência pacífica entre as diferentes manifestações de fé em Belmonte.