O vereador Renato Bromochenkel (Solidariedade) utilizou o grande expediente da sessão ordinária da Câmara de Eunápolis, na manhã desta quinta-feira (15/05), para defender requerimento de sua autoria que solicita ao Poder Executivo de Eunápolis o cumprimento da lei número que criou a programa conhecido como ‘Maio Laranja’, propondo a realização de ações institucionais e educativas dentro da campanha nacional que visa a conscientização sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes;
A proposta tem como base a Lei nº 14.432/2022, que institui oficialmente o mês como período de alerta e prevenção contra o abuso sexual de crianças e adolescentes e tem como objetivo conscientizar a população e promover ações efetivas de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, tema destacado na fala do vereador.
Em tom de indignação, que contaminou o plenário, imprensa e os demais presentes à sessão ordinária desta quinta-feira, o vereador relatou que “mais de 17 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes foram registradas no Brasil apenas nos quatro primeiros meses do ano passado”. Segundo as estatísticas apresentados pelo edil, “esse número corresponde a 124 crianças e adolescentes sendo abusados por dia no Brasil. Ou seja: um a cada 12 minutos”.
Para o vereador, o mais cruel é saber que a maioria dos agressores não está na rua escura, mas dentro de casa, sentados à mesa, chamados de “tio”, “padrasto”, “irmão”, até “pai”. Aproximadamente 70% dos abusos ocorrem dentro do lar.
Por fim, alertou ao povo de Eunápolis e suas autoridades que não se calem. Renato Bromochenkel disse que como legislador irá propor ações concretas. “Vamos fortalecer a rede de proteção, cobrar capacitação para professores e agentes de saúde, ampliar o apoio psicológico às vítimas, fiscalizar os casos com rigor. Nenhum agressor pode dormir em paz enquanto a criança violentada vive um pesadelo eterno”.
Presidente reiterou compromisso com a pauta
Após a fala emocionada de Bromochenkel, o presidente da Casa, Valdiran Marques (PSD) disse que esses números são inaveitáveis. “Precisamos, urgentemente, de ações que eduquem, previnam e mobilizem a população e o poder público para reduzir essas tragédias. O ‘Maio Laranja ’ é o momento ideal para essa mobilização”, afirmou o vereador.
“Falou-se aqui de um assunto muito delicado e que precisa ser abordado com muito cuidado e seriedade. É uma das mais graves violações dos direitos humanos e que precisa ser combatida com firmeza por toda a sociedade. Foi algo impactante e que mostrou a necessidade de intensificarmos ainda mais as ações de combate a esse crime. Não podemos nos calar diante dessa violência, precisamos unir forças e garantir que as nossas crianças possam crescer em um ambiente seguro e saudável”, destacou o presidente Valdiran Marques (PSD), reiterando o compromisso com a pauta.
O requerimento número 20/2025, aprovado na Casa por todos os pares, já foi encaminhado ao Executivo Municipal, que deverá avaliar a viabilidade das ações por meio do setor competente.