Bahia, 15 de Maio de 2025
Por: Ascom/ Veracel Celulose
15/05/2025 - 05:44:02

A Veracel, indústria produtora de celulose com operação no Sul da Bahia, acaba de ser reconhecida como uma das melhores empresas para trabalhar no agronegócio brasileiro, segundo o ranking 2025 da consultoria Great Place to Work (GPTW). A companhia conquistou 19ª colocação entre as organizações premiadas, em evento realizado ontem (13), em São Paulo.

O reconhecimento consolida o compromisso da Veracel com a construção de um ambiente de trabalho de excelência, justo, inclusivo e focado no bem-estar dos seus colaboradores.

"A certificação GPTW é mais do que um reconhecimento, é uma ferramenta essencial para a nossa melhoria contínua. Sabemos que a excelência é um processo constante e este prêmio nos fortalece ainda mais na missão de valorizar nossos colaboradores e criar um ambiente de trabalho onde todas as pessoas possam se desenvolver", afirma Cristiane Mendes de Mello, gerente de Gente e Cuidado da Veracel.

A participação no ranking da GPTW exige certificação prévia, obtida por meio de uma pesquisa de clima organizacional aplicada entre os colaboradores. A Veracel foi certificada pelo sétimo ano consecutivo em 2024, com alta adesão de seus times à pesquisa de clima realizada no mesmo ano.

Entre os destaques da gestão de pessoas da empresa estão programas voltados à diversidade e inclusão, como o Programa Mentoria Pessoas Pretas, o Programa Despertar, o Programa de Liderança Feminina e um Canal de Denúncias específico para casos de violência contra a mulher, operado integralmente por uma equipe feminina.

A Veracel também é referência no cuidado com as pessoas e oferece uma extensa lista de benefícios focados no bem-estar. O pacote é estruturado para acompanhar diferentes momentos da vida das pessoas, com iniciativas que promovem saúde física, mental, emocional e apoio social. Entre os principais benefícios estão o programa completo de bem-estar (com suporte psicológico, jurídico e nutricional), plano de saúde, auxílio para colaboradores com filhos(as) com deficiência ou doenças raras, kit bebê e kit mamãe, consultoria financeira, sala de conexão materna, licenças estendidas para maternidade, paternidade e adoção, além de programas que acolhem profissionais em retorno de afastamento.

Essas e outras iniciativas fazem parte de uma cultura de cuidado em que cada pessoa importa. Um ambiente onde é possível ser quem se é, encontrar apoio e crescer com propósito. Além disso, a Veracel promove eventos que fortalecem os laços entre colaboradores(as) e suas famílias. Um exemplo é a "Vera Running", corrida e caminhada de rua realizada em Eunápolis (BA), que reúne colaboradores(as), familiares e a comunidade local. Em sua segunda edição, o evento contou com a participação de cerca de 650 pessoas e arrecadou aproximadamente quatro toneladas de alimentos para instituições beneficentes da região.

Durante o Mês da Família, celebrado em outubro, a empresa organiza uma série de atividades voltadas para a saúde, bem-estar e integração, como torneios esportivos e visitas à Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracel.

Reconhecimento regional e nacional

Além do destaque no Agronegócio, a Veracel integrou o ranking nacional da GPTW de 2024 como uma das cinquenta Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil na categoria Indústria e como uma das três melhores empresas para trabalhar na Bahia.

Sobre a Veracel

A Veracel Celulose é uma empresa de bioeconomia brasileira que integra operações florestais, industriais e de logística, que resultam em uma produção anual média de 1,1 milhão de toneladas de celulose, gerando mais de 3,2 mil empregos próprios e de terceiros, na região da Costa do Descobrimento, sul da Bahia e no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.

Além da geração de empregos, renda e tributos, a Veracel é protagonista em iniciativas socioambientais no território. A consultoria Great Place to Work (GPTW) validou a Veracel como uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil pelo 6º ano consecutivo.

Além dos mais de 100 mil hectares de área protegida ambientalmente, é guardiã da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro.

Veja + Notícias/Geral
PONTE DO JEQUITINHONHA

Deputada Cláudia Oliveira preside audiência pública sobre a ponte do Rio Jequitinhonha, que continua interditada e criando caos
A audiência, proposta pela parlamentar na Comissão de Infraestrutura da ALBA, contou com a presença do representante do superintendente do DNIT na Bahia, Roberto Alcântara; do coordenador de engenharia do órgão, Antônio Carlos Cruz; do diretor de terminais da SEINFRA, Roberval Meira; além dos prefeitos Isan Botelho (Itapebi) e Iêdo Elias (Belmonte). A audiência contou ainda com a participação ativa de deputados e deputadas, que passaram pela comissão ao longo da manhã.
INDÚSTRIA EM BELMONTE

Prefeito Iedo Elias anuncia que Belmonte receberá investimento de R$ 1,8 bilhão com implantação de indústria
O município de Belmonte se prepara para dar um salto significativo em seu desenvolvimento econômico. Nesta segunda-feira (12/05), o prefeito Iêdo Elias está em Salvador para avançar nas tratativas que garantirão a implantação de duas unidades industriais no distrito de Santa Maria Eterna, com investimento estimado em R$ 1,8 bilhão.