O estado da Bahia registra a primeira morte causada pela meningite tipo C em 2012
“A meningite é uma doença grave que pode ser provocada por vírus, bactérias e micro-organismos.
Por: Ascom deputada Graça Pimenta - Data: 15/02/2012 - 06:00:24
Foto:
Foto:

A primeira vítima da meningite tipo C este ano, na Bahia, morreu na segunda-feira (13), segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). A vítima era um homem de 28 anos que morava em Salvador. A deputada estadual Graça Pimenta (PR) reforça o alerta à população sobre a doença e destaca a importância da vacinação.

“A meningite é uma doença grave que pode ser provocada por vírus, bactérias e micro-organismos, e acometer qualquer indivíduo, de qualquer idade. As transmissões ocorrem de pessoa a pessoa, através das vias respiratórias. Por isso, todo cuidado é pouco! É preciso que todas as medidas sejam tomadas para evitar que o surto da doença no Estado aumente e novos casos sejam registrados. A vacina é a melhor forma de prevenção”, declara a parlamentar.

A doença ocorre por conta de uma inflamação das membranas que recobrem e protegem o sistema nervoso central, chamadas de meninges. Existem dois tipos de origem da meningite: viral, adquirida depois de alguma gripe ou outra doença causada por vírus, e bacteriana, considerada mais grave do ponto de vista clínico. Uma forma contagiosa é causada pelo meningococo que transmite a doença pelo ar; outra forma de contágio é o contato com a saliva de um doente.

Este ano, a Sesab já registrou 13 casos da meningite tipo C na Bahia, com apenas uma morte. Em 2011, a doença matou 125 pessoas no Estado. O número é menor que em 2010, quando a doença causou 145 óbitos. O total de casos confirmados de meningite até a 52ª semana epidemiológica (encerrada em 31 de dezembro de 2011) foi de 1.267 em toda a Bahia.

Deste total, 425 (34%) foram de origem bacteriana, 649 (51,2%) virais, 166 (13,1%) não especificadas e 27 (2%) de outra etiologia. Entre as bacterianas, a Meningocócica registrou com 182 casos e 57 óbitos, e a meningite por Haemophillus influenzae  11 casos e um óbito. Conforme boletim divulgado pela Secretaria, os casos de meningite ocorreram em 61 municípios.

Deixe seu comentário:             ( Seja o 1° a comentar! )

Nome:


Máximo de caracteres permitidos 500/
Repita o código acima:

                 
Serrano promove para o elenco profissional Ubaldinho Suzart e mais três jogadores
ESPORTE
Uma boa novidade para o futebol eunapolitano. A diretoria do Serrano Sport Club definiu que as categorias de base serão prioridade durante a esta gestão.
A UTI do HGE - Hospital Regional de Eunápolis será implantada ainda neste semestre, garante Governo do Estado
SAÚDE
O prefeito de Eunápolis, Neto Guerrieri, esteve reunido na Secretaria de Saúde do Estado, na capital baiana, nesta terça, 3, com o secretário Fábio Vilas-Boas,.
Neto reúne com direção dos Correios para regularização dos CEPs em Eunápolis: 40 mil moradores estão sem acesso ao cepeamento
EUNÁPOLIS
O prefeito de Eunápolis, Neto Guerrieri, presidente do Consórcio Costa do Descobrimento, manteve reunião com o diretor dos Correios.
Saneamento pode sair em 90 dias: Neto e Robério também cobram ampliação da água em todo município
EUNÁPOLIS
O prefeito de Eunápolis, Neto Guerrieri e o deputado estadual Robério Oliveira, estão determinados a ampliar o leque de serviços e obras para a população.