Bahia, 26 de Abril de 2024
Por: Ascom do Incra/BA
27/09/2014 - 11:55:33

Dentre os 33 assentamentos criados no país, nove estão na Bahia. As portarias de criação das áreas de reforma agrária foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU), nesta sexta-feira (26). Os assentamentos baianos têm capacidade atender 358 famílias de trabalhadores rurais, em 10,6 mil hectares de terras.

 Os nove assentamentos contemplam as demandas de três movimentos sociais de luta pela terra e uma associação de trabalhadores rurais independentes. E estão situados em oito territórios de identidade baianos. 

 Trata-se dos assentamentos rurais “Terra para todos”, localizado em Tucano e Baixa, no município de Araci, ambos no território de identidade do Sisal; Candelária que está no município de Wenceslau Guimarães (Baixo Sul); Rubim I e II, em Santa Cruz Cabrália (Costa do Descobrimento); Oscar Niemeyer, em São Desidério (Bacia do Rio Grande).

 Ainda foram criadas as áreas Cumbe, no município de Maracás (Vale do Jiquiriçá); Contendas, em Riacho de Santana (Velho Chico); Conjunto Alto do Meio, em Itaetê (Chapada Diamantina) e Belo Horizonte, no município de Paulo Afonso (Itaparica).

Potencialidades

Os assentamentos “Terra para todos” e Baixa possuem aptidão para a criação de caprinos, ovinos e bovinos, além de culturas forrageiras. Os cultivos do eucalipto e do mamão papaia podem ser inseridos na área Rubim I e II. Já o Candelária, que integra o bioma de remanescente de Mata Atlântica, tem forte capacidade para o desenvolvimento da cacauicultura.

Mesmo em territórios de identidade distintos, o Oscar Niemeyer e Contendas têm potencial para o plantio de forrageiras e criação de bovinos para a produção leiteira.  Assim também ocorre nos assentamentos Conjunto Alto do Meio, Cumbe e Belo Horizonte, que podem implantar lavouras de raízes, adotar a floricultura, frutíferas e a apicultura, com implantação de melgueiras.

Veja + Notícias/Geral