Bahia, 26 de Abril de 2024
Por: Domingos Oliveira
22/10/2017 - 17:43:07

Em companhia de prefeitos do sul e extremo sul do Estado, secretários de governo e deputados federais e estaduais, o governador Rui Costa (PT) inaugurou, no início da tarde deste sábado (21), em Itamaraju, o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), que abrigará os setores administrativo e operacional da 43ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).

O montante de R$ 2.199.000,00 foi investido na obra, situada em uma área anexa ao Ginásio Municipal de Esportes doada pela Secretaria Estadual de Educação, após mobilização da sociedade itamarajuense mediante à ameaça de fechamento ou transferência para outro município da Companhia de Polícia Militar por falta de acomodações.

Há aproximadamente dois anos, o governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pùblica, alegou falta de recursos para continuar mantendo o aluguel do prédio onde funciona a sede da Companhia, na Avenida Perimetral, em torno de R$ 5 mil. A responsabilidade foi repassada ao governo municipal na gestão do então prefeito Pedro da Campineira (PSD), que também disse não dispor de dinheiro.

A ameaça de fechamento ou transferência da CIPM levou a sociedade a se mobilizar e pressionar o poder público, tanto estadual quanto municipal, a bancar o aluguel do prédio ou a construir a sede própria da corporação, porém, as duas esferas continuaram dizendo não dispor de dinheiro.

Entretanto, com a doação de parte da área do Ginásio de Esportes, na época mantido pelo governo estadual, e com uma contrapartida da Prefeitura Municipal, o governador Rui Costa autorizou a construção do prédio, à base de módulos com chapas de aço pré-fabricadas e preenchidas com painéis tipo sanduíche.

Na inauguração do imóvel, o governador destacou o avanço da segurança pública na Bahia, graças aos investimentos que ele anunciou ter feito no setor. No âmbito da Polícia Militar informou Rui Costa, o governo baiano, além de contratar recentemente novos policiais, convocou os aprovados na primeira etapa do concurso público da PM para a próxima e última fase do evento.

Reformas

Ainda na área de segurança pública, o chefe do governo baiano anunciou a reforma da Delegacia de Polícia Civil (Depol) e do Departamento de Polícia Técnica (DPT), anexos ao Complexo Policial de Itamaraju.

Comunicou também a reforma do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães (Colem), situado às margens da Rodovia Ba-489, que liga a cidade de Itamaraju ao município de Prado.

Na oportunidade, o governador apresentou três ambulâncias para doação aos municípios de Medeiros Neto, Mascote e Potiraguá e dois tratores a serem utilizados a serviço da agricultura familiar nos territórios de Eunápolis e Guaratinga.

Os pequenos agricultores da região foram contemplados também com a entrega pelo governador de 1.811 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Serão beneficiados agricultores dos municípios de Itamaraju, Prado, Itanhém, Vereda e Jucuruçu.

Veja + Notícias/Geral