Bahia, 26 de Abril de 2024
Por: Secom Guaratinga
20/10/2017 - 15:18:03

A oitava edição da Brasil Ride, principal ultramaratona de Mountain Bike das Américas, teve início no domingo (15), a partir das 13 horas (horário local) e 14 h (de Brasília), com a realização do prólogo nas ruas e trilhas de Arraial d'Ajuda, em Porto Seguro. A primeira de sete provas da competição contou com 21 km e 330 metros de altimetria acumulada. No sábado (14), os 500 inscritos de 22 países e 24 estados brasileiros lotaram o entorno do Uiki Parracho, para retirarem os kits de atleta. As provas serão realizadas em Arraial d'Ajuda, Porto Seguro, e Guaratinga, onde está instalada a Vila Brasil Ride, na Fazenda Sítio Novo de propriedade do Sr. Adilson Mello.

Alguns atletas reservaram o sábado para treinar no percurso do prólogo. Este foi o caso da dupla formada pelo tcheco Jiri Novak, bicampeão em 2014 e 2015, e o brasileiro Henrique Avancini, dono do troféu de 2013. "Me sinto pronto. Acabamos de fazer nosso primeiro treino juntos e já definimos nossa tática, entre outras coisas. Será um prazer iniciar esta Brasil Ride ao lado do Avancini", contou Jiri, ciclista que tem a chance de isolar-se como o maior vencedor da competição na open.

As atletas participantes chegaram na VILA BRASIL RIDE em Guaratinga, na 2ª etapa da prova, e devem permanecer até o início da 5ª etapa, com o deslocamento para Arraial d’Ajuda, onde devem completar o percurso de mais de 600km, 13.000 metros de altimetria acumulada, num total de 7 dias de competição.

Seguindo a programação, os atletas deixam a Vila Brasil Ride em Guaratinga, na quinta-feira, com largada as 8h, rumo a Arraial D’Ajuda; mas sem sombra de dúvidas levarão consigo marcas das boas impressões de todo o trajeto percorrido em nosso município, como também as belas paisagens naturais quase inexploradas, a exemplo do nosso cartão postal, a Pedra do Oratório e uma cordilheira de rochas gigantescas que fazem um plano de fundo em contraste com o local onde está instalada a Vila Brasil Ride, com imagens exuberantes e um cenário único para a prática de diversos esportes radicais, como também o Moutain Bike.

No último dia de prova será realizada a Maratona dos Descobrimentos, um evento à parte na principal ultramaratona de MTB das Américas. Na disputa realizada no formato de cross country marathon (XCM), Arraial d'Ajuda transforma-se em um verdadeiro mar de bicicletas. Desde a largada da decisão, às 9h da manhã do sábado, dia 21, até o fim da tarde, o entorno do Uiki Parracho estará tomado por ciclistas de todo o País e de diferentes partes do mundo.

Na Maratona dos Descobrimentos os ciclistas pedalarão entre Arraial d'Ajuda e Trancoso, com 20% do traçado alterado em relação ao ano passado. O ponto alto do dia será pedalar nas falésias da região com o mar azul de fundo, um cenário único em ultramaratonas de mountain bike.

Confira a Programação:

Programação da Brasil Ride 2017 - 558,2 km - 11.379 m de altimetria acumulada 14/10 - Sábado - Entrega do kit dos atletas em Arraial d'Ajuda 15/10 - Domingo, 13h (horário local)/14h (Brasília) - Etapa 1: Prólogo em Arraial d'Ajuda - 21 km e 330 m altimetria 16/10 - 2ª feira, 8h (horário local)/9h (Brasília) - Etapa 2: Deslocamento para o acampamento da Vila Brasil Ride (138 km e 2.199 m altimetria)

17/10 - 3ª feira, 8h (horário local)/9h (Brasília) - Etapa 3: Largada e chegada no acampamento (74 km e 2.559 m altimetria) 18/10 - 4ª feira, 8h (horário local)/9h (Brasília) - Etapa 4: Largada e chegada no acampamento (90 km e 2.712 m altimetria) 19/10 - 5ª feira, 8h (horário local)/9h (Brasília) - Etapa 5: Deslocamento do acampamento da Vila Brasil Ride para Arraial d’Ajuda (130 km e 1.974 m altimetria) 20/10 - 6ª feira, 10h (horário local)/11h (Brasília) - Etapa 6: Percurso XCO em Arraial d’Ajuda (31,8 km e 564 m altimetria) 21/10 - Sábado, 9h (horário local)/10h (Brasília) - Etapa 7: Última etapa e Maratona dos Descobrimentos (73,4 km e 1.041 m de altimetria)

Cobertura online – O evento contará com transmissão ao vivo em sua Fan Page do Facebook: www.facebook.com/BRASILRIDE. Largadas, chegadas e as cerimônias de premiação serão exibidas pela equipe de mídia da principal ultramaratona de mountain bike das Américas.

A oitava edição da Brasil Ride reunirá 250 equipes de 22 países e de 24 estados. No sábado (21), a Maratona dos Descobrimentos, disputada em uma única etapa, terá mais 1.000 ciclistas. Classe S1 na UCI, a competição distribui aos campeões da open e da feminina 120 pontos no ranking mundial. Nascida na Bahia, a Brasil Ride reuniu, em 2016, 500 atletas de 23 países e 24 estados brasileiros e o Distrito Federal entre os dias 16 e 22 de outubro, na Costa do Descobrimento, da qual Guaratinga está integrada ao Turismo.

A Brasil Ride tem patrocínio da Trek, Shimano, Unidas e Caixa, e apoio do Governo da Bahia e das prefeituras de Porto Seguro e Guaratinga. O evento é uma realização da Roma Comunicação e do Instituto Brasil Ride.

A Prefeitura de Guaratinga, se tornou parceira do evento, que deve ocorrer nos próximos anos com novidades no entorno da Vila Brasil Ride, propiciando aos nossos munícipes a comercialização de produtos na Feira Gastronômica, com comidas típicas e sucos naturais, como por exemplo, a água de côco, a cocada, o beiju, o suco de cacau, e outras iguarias e frutas regionais.

O evento deixará um legado muito importante, no conceito do Turismo em nossa região, proporcionando a abertura de novos rumos quanto ao projeto de desenvolvimento turístico no Município, abrindo as portas para novas modalidades de competição e práticas e ecoturismo e turismo de aventura nos pontos principais, como atrativo para os nossos visitantes que desejam conhecer mais um pedacinho do Brasil.

Veja + Notícias/Geral