Bahia, 25 de Abril de 2024
SAÚDE/PORTO

Ações de saúde são promovidas em Porto Seguro no Dia Mundial de combate à Tuberculose
No Dia Mundial de Combate à Tuberculose, nesta sexta feira, 24/03, a Secretaria de Saúde de Porto Seguro, através do Programa de Tuberculose, em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)AD, bairro Cambolo, promoveu ação de prevenção e conscientização da doença.
Por: Ascom Porto
25/03/2017 - 11:27:55

No Dia Mundial de Combate à Tuberculose, nesta sexta feira, 24/03,  a Secretaria de Saúde de Porto Seguro, através do Programa de Tuberculose, em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)AD, bairro Cambolo, promoveu ação de prevenção e conscientização da doença. As atividades, que tiveram como público alvo os pacientes atendidos pelo órgão, desenvolveram exames de baciloscopia de escarro, utilizado na busca ativa de sintomáticos respiratórios, visando diagnóstico e tratamento para os possíveis casos, tendo o material coletado encaminhado para análise em laboratório, além da realização de palestras sobre o que é a tuberculose e medicamentos ofertados no Sistema Único de Saúde.

O objetivo do evento foi intensificar busca ativa de casos suspeitos da doença infecciosa que mais mata no Brasil, conforme levantamento feito pelo Programa Estadual de Controle da Tuberculose, que aponta anualmente mais de 4.500 casos novos e mais de 400 mortes no país. Para a Secretária de Saúde, Edna Alves, "a mobilização também requer ações articuladas e integradas de vários atores da sociedade, em apoio contínuo aos trabalhos estratégicos implementados, durante todo ano, rede de saúde de Porto Seguro. Todos precisam participar, pois a tuberculose tem cura, quando tratada corretamente", esclarece.

O que é tuberculose A tuberculose é uma doença infecto contagiosa causada Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch e pode contaminar outras pessoas, já que a doença é transmitida pelo ar,  afetando principalmente os pulmões. Se a doença for identificada logo no início e tratada, o risco de contaminação é eliminado. O tratamento é feito no Sistema de Saúde, com doses diárias de antibióticos durante seis meses e deve ser seguido conforme as determinações médicas. Nos casos de tosse persistente há mais de semanas, procurar a unidade de saúde.

Ascom-Secretaria de Saúde

Veja + Notícias/Geral