Bahia, 26 de Abril de 2024
Por: Brasilpost
21/07/2016 - 08:33:04

Cerca de 2,4 mil médicos cubanos, do programa Mais Médicos, estão voltando para casa. Eles devem permanecer no Brasil até o fim das eleições municipais. Estes são os primeiros profissionais que chegaram ao País, quando o programa foi anunciados, em 2013, com contrato de três anos.

O governo brasileiro vinha tentando prorrogar essa estadia por mais três anos, mas conseguiu estender apenas até novembro por causa do combo Olimpíada, surto de zika e eleições municipais. Esses contratos terminariam entre julho e setembro. Embora prometa substituir cada profissional, Cuba quer rever o acordo.

De acordo com o Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), essa alteração foi defendida pela vice-ministra de saúde pública de Cuba, Marcia Cobas Ruiz, em encontro em Brasília, nos últimos dias 14 e 15.
Em nota, o Ministério da Saúde garante a manutenção do programa. É um compromisso do ministro da Saúde, Ricardo Barros, fortalecer a participação dos brasileiros no Mais Médicos e, enquanto houver necessidade e vagas a serem preenchidas, manter o convênio com a Opas para o provimento de médicos no país.

Veja + Notícias/Geral