Bahia, 26 de Abril de 2024
Por: Ascom - Prefeitura de Porto Seguro
05/10/2015 - 08:56:01

A primeira eleição unificada para os conselheiros tutelares aconteceu em Porto Seguro neste domingo, 4, de forma democrática, de maneira que todo o cidadão teve o direito de votar, escolhendo cinco candidatos.

Concorreram 23 candidatos, aprovados na prova eliminatória sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Serão eleitos os dez conselheiros tutelares titulares com maior número de votos e, em sequência, os dez suplentes. Cinco conselheiros serão destinados para atuar no Conselho Tutelar I, no centro, e cinco para atuar no Conselho Tutelar II, no Complexo Frei Calixto. A posse acontecerá em janeiro de 2016, para o pleito de quatro anos.

Organização

Toda a organização da eleição foi realizada pelo Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (COMDICA), com o apoio da Prefeitura de Porto Seguro e fiscalização do Ministério Público.

A eleição foi iniciada às 8h e encerrada às 17h. As urnas foram guardadas no Fórum Dr. Antônio Osório Borges de Menezes e deve ser encaminhadas para a Câmara Municipal, amanhã cedo, sob a responsabilidade do COMDICA, para a apuração dos votos, com o acompanhamento dos candidatos, seus respectivos fiscais e Comissão Organizadora. O anúncio oficial do resultado será feito pela presidente do COMDICA, Ondina Oliveira, logo após a concluir a contagem dos votos.

Posteriormente, os eleitos passarão por uma capacitação obrigatória, a ser ministrada pela rede de proteção, sob a coordenação do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Processo democrático

A presidente, Ondina Oliveira, diz que foi uma satisfação participar deste desafio e que a eleição transcorreu de forma tranquila, dentro do planejamento", diz, creditando à Comissão Organizadora e aos servidores municipais que atuaram nesta missão o êxito  da eleição. Ela encerrou suas palavras parabenizando a postura proativa dos candidatos e desejou sucesso a todos eles.

A prefeita Cláudia Oliveira, muito feliz com a participação popular diz que o voto direto, dando ao cidadão o direito de participar desta escolha, veio "fortalecer o papel do Conselho Tutelar no município", concluiu, parabenizando os organizadores e os candidatos.

 

 

Veja + Notícias/Geral