Bahia, 29 de Março de 2024
ABAF

ABAF lança programa ‘Mais Árvores–Bahia’ para incentivar produtores rurais a investir no plantio e manejo de florestas
A Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), em parceria com uma série de entidades ligadas à agricultura, indústria e à formação.
Por: Abaf
03/03/2015 - 09:18:29
A Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), em parceria com uma série de entidades ligadas à agricultura, indústria e à formação e qualificação de mão de obra, acaba de lançar o programa ‘Mais Árvores – Bahia’. O programa tem como base o ‘Programa Mais Árvores’ (da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil/CNA) que busca incentivar o produtor rural a investir no plantio e manejo de florestas comerciais para usos múltiplos com tecnologia aplicada.

“Este programa alcança vários objetivos: o programa ABC (Agricultura de Baixo Carbono), o sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), complementa o programa Madeira Legal (Sinduscon/SP) e contribui com uma demanda nacional que é a integração e a valorização do PME produtor e processador de madeira plantada”, explica Wilson Andrade, diretor executivo da ABAF.

O programa ‘Mais Árvores – Bahia’ será aplicado em quatro polos na Bahia - Litoral Norte, Sul, Sudoeste e Oeste – com duas vertentes. O Projeto Indústria (conduzido pelo Sindicato da Indústria do Mobiliário do Estado da Bahia/Moveba e pela Fieb/Senai) visa sensibilizar o público-alvo e formar uma cadeia produtiva estruturada e consolidada nas regiões, através do processamento industrial para uso múltiplo da madeira plantada. Já o Projeto Produção (liderado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia/Faeb e pela CNA) prevê a aplicação imediata do ‘Programa Mais Árvores’.

  Regionais

 Ambos projetos do ‘Mais Árvores – Bahia’, contarão com a coordenação local das entidades regionais que agregam os silvicultores: Aspex (Associação dos Produtores de Eucalipto do Extremo Sul Bahia), Assosil (Associação dos Silvicultores do Sudoeste da Bahia), Sineflor (Sindicato das Empresas Florestais da Bahia que atua no Litoral Norte), e Aiba (Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia, no Oeste).

Projeto Indústria – workshop em Teixeira de Freitas (BA) em 18 de março

O Projeto Indústria inclui um plano de trabalho inicial a ser realizado em 18 e 19 de março, em Teixeira de Freitas (BA). Faz parte o workshop “Madeira para uso múltiplo – integração de pequenos produtores e processadores”, a visita técnica à Amesul (Associação dos Moveleiros e Artefatos de Madeiras do Extremo Sul da Bahia), à Lyptus e a reunião no Fórum Florestal do Sul e do Extremo Sul da Bahia.

O workshop será realizado em 18 de março, a partir das 8h, no auditório do Parque de Exposições de Teixeira de Freitas (durante a Festa da Melancia). Inclui palestras sobre: demanda por madeira com usos múltiplos; indústria de madeira na Bahia; formação de mão de obra; organização do setor de artesanato; desdobramento industrial do eucalipto; apresentação do pólo moveleiro e experiência Amesul; demanda de peças e partes de madeira na construção civil; empreendedorismo no segmento de madeira; lei geral e incentivos para inovar; certificação, identificação geográfica e internacionalização; e oportunidade de negócios na Bahia. No final, será feito um levantamento de demandas e plano de ação a longo prazo.

PROGRAMAÇÃO WORKSHOP - 18.03.15

 

08h00 -Abertura

08h05 - Demanda por Madeira com Usos Múltiplos – Wilson Andrade/ABAF

08h25 - Indústria de Madeira – Fernando Barreto/MOVEBA

08h50 - Formação de Mão de Obra – Djalma Henrique Jr./SENAI

09h05 - Organização do Setor de Artesanato – Oscar Artaza/Fórum Florestal da Bahia

09h30 - Desdobramento Industrial do Eucalipto – Nicholas Petter Rogers/Lyptus

10h00 - Apresentação do Pólo Moveleiro - Amanda Gomes e Luiz del Corral (SUDIC) /Experiência AMESUL - Pedro de Jesus

10h20 - Levantamento de Demandas

12h00 – Intervalo para Almoço

14h00 - Demanda de Peças e Partes de Madeira na Construção Civil - SINDUSCON - ACOMAC

14h30 - Empreendedorismo no Segmento de Madeira – SEBRAE

14h50 - Lei Geral e Incentivos para Inovar – Fábio Teixeira/Fórum Regional MPE

 15h10 - Certificação, Identificação Geográfica e Internacionalização – CIN (FIEB)

15h30 - Levantamento de Demandas e Plano de Ação

17h30 – Conclusões e Encerramento

Veja + Notícias/Geral