Bahia, 28 de Março de 2024
SAÚDE

Eunápolis não apresenta registro de chikungunya, mas parte da população continua jogando o lixo nas ruas
O município de Eunápolis, portal para Costa do Descobrimento, no extremo sul da Bahia, com uma população de mais de 100 mil habitantes.
Por: Jackson Domiciano
27/02/2015 - 12:08:28

O município de Eunápolis, portal para Costa do Descobrimento, no extremo sul da Bahia, com uma população de mais de 100 mil habitantes, até o momento não apresentou nenhum caso da febre chikungunya.   As ações para combater o mosquito transmissor, muito perecidos com o da denque estão sendo tocadas pelo CCZ, em todos os pontos do município. Infelizmente, ainda nos deparamos com cenas tristes como o acúmulo de lixo jogado em um córrego, na entrada para o bairro Rosa Neto.   

O trabalho é diário e constante.  O grande problema enfrentado pelas autoridades da Saúde do município de Eunápolis é a falta de cuidados da população, com as ações mais básicas, que todos já conhecem.

Quanto aos casos da febre chinkunguya, no município de Eunápolis, a diretora da Vigilância Epidemiológica, Kelly Rebouças salientou que não existem casos confirmados, apenas duas notificações suspeitas e que foram descartadas.

Eunápolis não apresenta casos de Chikungunya

A febre chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus.

Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.

Veja + Notícias/Geral