Bahia, 25 de Abril de 2024
VIOLÊNCIA

Itabuna encabeça a lista de cidades com o maior índice de homicídios de jovens em todo Brasil
A cidade de Itabuna, no sul da Bahia, encabeça a lista de municípios em todo Brasil, com o maior índice de homicídios de adolescentes em 2012.
Por: Jackson Domiciano
29/01/2015 - 09:35:21

A cidade de Itabuna, no sul da Bahia, encabeça a lista de municípios em todo Brasil, com o maior índice de homicídios de adolescentes em 2012, conforme pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 28, pelo Governo Federal, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), Observatório de Favelas e Laboratório de Análise de Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, Ideli Salvati está preocupada com a situação, e tenta inserir o Plano de Enfrentamento à Violência Letal de Adolescentes, nas propostas da União, para assumir parte da responsabilidade sobre segurança pública, que hoje é atribuição estadual.

Os dados indicam que o Nordeste é a região com maior índice, registrando 5,97 homicídios de adolescentes por mil habitantes desta faixa etária. Se nada mudar, 5,97 de cada mil jovens com 12 anos em 2012 serão assassinados antes de completar 19 anos. No geral, a taxa no Brasil é de 3,74, enquanto em outras regiões como o sul do País, chega a 2,44. O Nordeste, apesar de menos populoso fica bem a frente da região Sudeste com 2,24.

Calcula-se que nesta região mais de 16 mil jovens perderão a vida, vitimados pela violência. A Bahia tem a segunda colocação em todo Nordeste com 8,59 jovens assassinados em 2012. Na cidade de Itabuna, 387 jovens foram executados, atingindo a marca de 17,11 para mil habitantes, a maior taxa em todo Brasil. A pesquisa não apontou as causas para o aumento excessivo dessas mortes, uma vez que, o estado não abastece o Sistema Nacional de Estatísticas de Segurança Pública e Justiça Criminal, do Ministério da Justiça.

Veja + Notícias/Geral