Bahia, 19 de Abril de 2024
PORTO SEGURO

Porto Seguro: Prefeitura inaugura novas salas de aula em Aldeia Velha no Arraial d´Ajuda
A prefeita falou de sua satisfação em inaugurar novas salas de aula na aldeia indígena, por considerar que “a educação é a base de tudo”
Por: Ascom – Prefeitura de Porto Seguro
15/12/2014 - 12:38:04

A Aldeia Velha, no Arraial d´Ajuda, esteve em festa na manhã de 11 de dezembro, ao receber a prefeita de Porto Seguro, secretários municipais, vereadores, funcionários públicos e lideranças indígenas, para a inauguração de quatro novas salas de aulas construídas pela prefeitura, na Escola Indígena Pataxó Aldeia Velha. “Hoje essa é a melhor escola que nós temos dentro das aldeias e essa parceria, esse apoio que nós temos da prefeita, da Secretaria de Educação e da Superintendência Indígena, é o que tem fortalecido nossa equipe. E toda equipe que caminha junto está fadada realmente ao sucesso”, disse a diretora da escola, Lucilei Nobre.

A prefeita falou de sua satisfação em inaugurar novas salas de aula na aldeia indígena, por considerar que “a educação é a base de tudo”. Ela aproveitou a oportunidade para valorizar a importância entre a parceria da família com a escola. “A responsabilidade no processo educativo não é só de vocês professores, mas a família também tem que ajudar. A autoridade de pai e mãe deve prevalecer e os pais têm que estar presentes na escola acompanhando, colaborando”, salientou.

Ela falou ainda das dificuldades em administrar um município extenso como Porto Seguro, com 107 escolas distribuídas pela sede, distritos, povoados e zona rural. “São os alunos dessa aldeia indígena que vão usufruir dessas novas salas, muito bonitas e ventiladas. E é isso que estamos buscando para as escolas, ambientes adequados e preparados para favorecer o aprendizado”, enfatizou a gestora.

Participaram ainda da solenidade os secretários de Educação. Teresinha Siviero; Meio Ambiente, Bené Gouveia e Obras, Marlus Brasileiro; o superintendente de Assuntos Indígenas, Juari Pataxó; o vereador Bené Alves; o cacique Urubaiá e o vice-cacique, Mangangá. Sob a coordenação do professor de artes e cultura, Tchaiuã, os alunos do Ensino Fundamental da escola da aldeia foram bastante aplaudidos durante a apresentação cultural.

 

Veja + Notícias/Geral