Bahia, 24 de Abril de 2024
SAÚDE

Dia Nacional do Doador de Sangue é celebrado nesta terça-feira (25)
O Ministério da Saúde ampliou para 69 anos a faixa etária para doação de sangue, o que, consequentemente, amplia em dois milhões o público potencial de doadores.
Por: Assessoria Graça Pimenta
25/11/2014 - 14:24:04

Nesta terça-feira (25) é celebrado o Dia Nacional da Doação de Sangue. Segundo informações do Ministério da Saúde, o Brasil apresenta índice de doação de sangue inferior a 2%, porém, de acordo com o que estabelece a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é entre 3% e 5%. A deputada estadual Graça Pimenta (PMDB) enfatiza importância do ato.

“Considero a doação de sangue um ato de solidariedade, uma ação voluntária e consciente que salva inúmeras vidas. Acredito que faz-se necessário estimular a doação de sangue, pois, em determinados períodos do ano, principalmente em feriados festivos, muitos estoques são reduzidos em virtude da falta de doadores regulares. Penso que, através de ações de caráter motivador e educacional, é possível estimular aqueles que já doam sangue, bem como formar novos grupos de doadores em todo o mundo”, afirma a parlamentar, profissional de saúde e vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL).

O Ministério da Saúde ampliou para 69 anos a faixa etária para doação de sangue, o que, consequentemente, amplia em dois milhões o público potencial de doadores. A idade mínima para doação, por sua vez, é 16 anos (com autorização do responsável). Os interessados em doar precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Também precisam estar munidos de documento oficial com foto. Não é necessário fazer jejum; contudo é preciso esperar 3 horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos.

É importante ressaltar que Graça Pimenta apresentou na AL o projeto de Lei nº 19.791/2012, o qual visa instituir meia-entrada para doadores regulares de sangue, em eventos culturais, esportivos e de lazer, realizados em locais mantidos pelas entidades e pelos órgãos das administrações direta e indireta do Estado da Bahia. O projeto de lei em questão não determina a recompensa financeira à doação ou estimula a comercialização de sangue, mas busca garantir o direito à vida através da preservação do interesse coletivo. Mais informações em http://www.gracapimenta.com.br/noticias.php?id=927#conteudo.  


Veja + Reportagem Especial