Bahia, 28 de Março de 2024
PORTO SEGUROEM PORTO SEGURO, PROFISSIONAIS DE SAÚD

Em Porto Seguro, profissionais de saúde participam de treinamento sobre os vírus ebola e chikungunya
Menos de um mês depois da confirmação do primeiro caso de transmissão no Brasil, a febre chikungunya já provoca alerta.
Por: Ascom-Secretaria de Saúde
20/10/2014 - 18:54:39

A Prefeitura de Porto Seguro, através da Secretária de Saúde, juntamente com a SESAB, realizaram nesta sexta feira, 17/10, no auditório do Centro de Cultura, relevante capacitação e informações sobre diagnóstico, fluxograma e manejo clínico dos vírus ebola e a febre chikungunya. A iniciativa contou com a participação de médicos e enfermeiros de Porto Seguro e dos municípios de Guaratinga, Belmonte, Itapebí, Itagimirim, Cabrália, Eunápolis, Itabela, além da presença dos representantes da SINART, Aeronáutica, 8° DIRES, ANVISA, fiscais da Vigilância Sanitária e Polícia Federal.

O treinamento ministrado pelo médico sanitarista Dr. Juarez Dias, responsável pelas emergências em saúde do estado da Bahia, reforçou a importância de discutir as doenças, epidemiologias, normas e procedimentos necessários para o plano de contingência preconizado pelo Ministério da Saúde, que visa ampliar o aperfeiçoamento dos profissionais de saúde quanto à intensificação das atividades de vigilância, divulgação de medidas preventivas às secretarias de saúde e a capacitação de laboratórios de referência para os diagnósticos das doenças.

A epidemia do ebola, doença que já infectou e vitimou nos países da Nova Guiné, Libéria, Serra Leoa e Nigéria, mas chegou aos Estados Unidos e à Europa, matou até esta presente data 4.447 pessoas em 8.914 infectados. A gravidade da doença provocou repercussão internacional, mediante o elevado risco de contaminação para a saúde pública mundial por meio da disseminação do vírus e requer o combate iminente e eficaz. Não há registro de nenhum caso confirmado no Brasil.

Menos de um mês depois da confirmação do primeiro caso de transmissão no Brasil, a febre chikungunya já provoca alerta. O vírus, que causa a doença já foi identificado em países da África, Ásia e Caribe, e alcançou níveis altos na cidade de Feira de Santana, onde 274 casos foram confirmados. Tanto a dengue e a febre chikungunya são transmitidas pelos mesmos mosquitos: Aedes aegypti e Aedes albopictus. Embora tenham semelhanças, a Chikungunya não apresenta a forma hemorrágica.

O Sanitarista Dr Juarez Dias esclarece que é imprescindível que as equipes de saúde dos municípios da Bahia sejam aperfeiçoadas para a identificação e ações preventivas para as doenças. “É essencial que a rede pública esteja organizada para o procedimento de combate a esses vírus, que necessitam, de uma ação rápida e técnica, respeitando os protocolos internacionais para intervenções epidemiológicas eficientes”, ressaltou.

 


Veja + Notícias/Geral