Bahia, 23 de Abril de 2024
POLÍTICA

Vereadores colocam Jr. Dapé contra a parede e tomarão medidas duras se sua gestão não melhorar
Sob o fio da navalha, governando sob liminar, depois de ser afastado do cargo pela Justiça, (mesmo permanecendo na função), o prefeito de Itabela.
Por: J. Góis
23/04/2014 - 00:18:48

Sob o fio da navalha, governando sob liminar, depois de ser afastado do cargo pela Justiça, (mesmo permanecendo na função), o prefeito de Itabela se notabiliza mais uma vez pelo excesso de confiança, e poucas ações de interesse público.

Na verdade, sua gestão é gritante, maquiada, e considerada muito ruim pela população. Após um ano e quatro meses de mandato, Jr. Dapé tem se mantido isolado e tem isolado o seu município.  Somente agora, depois de sofrer forte pressão por parte dos vereadores, ele dá os primeiros passos, ainda nanicos em sua administração, nada que encha os olhos de suas comunidades.

 A sessão do dia 10 de abril, na Câmara Municipal de Vereadores de Itabela foi marcada por muitas cobranças e alfinetadas. Um dos destaques foi o discurso do vereador Alencar da Rádio, quando usou a tribuna para pedir socorro aos colegas vereadores e ao mesmo tempo, alertando veementemente: “são muitas as cobranças e poucas são as ações por parte do prefeito Jr. Dapé”.

Vereador José Alencar

Outros discursos foram destaques na tribuna, tendo como exemplo, as falas dos vereadores Reinaldo Porto, Célio Marinho e do próprio Alencar da Rádio, quando também, ainda dentro do seu inflamado expediente, pediu aos colegas parlamentares mais endurecimento nas cobranças ao prefeito, no sentido de que ele possa atender as demandas do Município.

Revoltado, o vereador Alencar saiu em defesa dos colegas, dessa vez endurecendo sua oratória. “Nós somos taxados como bandidos, o que não e verdade. Nunca ninguém trabalhou tanto para ver as coisas funcionarem bem. Mas nós temos limites, porque fazemos as indicações e são aguardadas. O prefeito não procura a Câmara para ouvir e discutir essas solicitações. A voz do vereador e a voz do povo, mais os prefeitos não entendem assim. Tudo que acontece de ruim ou irregular na Administração, nós alertamos o gestor, mas nem sempre somos ouvidos. Agora é tudo ou nada, ou isso muda, ou tomamos as medidas cabíveis” disse Alencar.

Os problemas enfrentados pela população como: a falta de estrutura, atendimento às famílias e a segurança, foram temas de pronunciamentos de quase todos os vereadores. Os parlamentares entendem que já passa da hora de a Prefeitura desenvolver ações efetivas para atender as necessidades e anseios dos jovens e adolescentes da cidade de Itabela.

Questões como, as quadras de areia, a Praça do Fórum são uma vergonha. A situação do veículo que presta serviço à APAE, quebrado há mais de 15 dias e sem buscar as crianças.

Criticaram também a situação do ônibus escolar que continua em baixo do galpão de uma empresa mecânica; a ausência do Poder Publico e seus serviços básicos, nos bairros Ouro Verde, Jaqueira, Ubirajara Brito e Rua Nova, e outros, que estão com as ruas escuras e esburacadas, mato por todos os lados, e outros setores em total abandono, foram as principais cobranças de quase todos os parlamentares.

Os Vereadores reconhecem que a situação é complicada, difícil e preocupante, que onde o Poder Público não aparece as coisas não acontecem. “É preciso que o prefeito Jr. Dapé se preocupe mais em dá condições de trabalho e incentivos aos jovens, principalmente nos bairros mais periféricos, onde vulnerabilidade do tráfico de drogas, prostituição e agressão é bem maior”, disse Alencar.  

O Vereador Reinaldo Porto fez duras críticas à atuação da Secretaria Municipal de Ação Social. Ele afirmou que a secretária,  Maria da Pena Rosário, apenas tem o nome de secretária, mas quem exerce é uma terceira pessoa conhecida como “Claudão”.

 O Vereador ainda questionou a qualidade no funcionamento do CREA E CRAS da Rua Nova, afirmando que esses órgãos existem, mas seus funcionários não atendem ninguém. Também denunciou que a assessora jurídica da Câmara de Itabela exerce acúmulo ilegal de funções públicas, uma vez que presta serviços na Secretaria Municipal de Saúde em horários incompatíveis, fato que segundo ele, já chamou atenção antes na tribuna daquela Casa.

Dois vereadores estarão dentro de poucos dias levando para a imprensa farta documentação envolvendo o prefeito de Itabela com um mega empresário de Eunápolis. Um quase parente seu. Pessoa responsável pela limpeza pública, alvo de denúncias na Câmara, e que está um caos.

Veja + Notícias/Geral