Bahia, 29 de Março de 2024
Por: Assessoria de Comunicacao Veracel
31/07/2015 - 16:09:42

O que acontece dentro da mata? Como conversar com a floresta? Tendo como base esses questionamentos, a RPPN Estação Veracel estará lançando no próximo dia 04/08 sua terceira edição da exposição de educação ambiental que terá como tema “Os diálogos com a floresta”.

Segundo a coordenadora da RPPN, a bióloga Virgínia Camargos, a exposição desse ano buscará representar, por meio da arte e educação, as cadeias de diálogos existentes na floresta. “Quando uma onça sai em perseguição de uma presa, por exemplo, é um diálogo da floresta. Isso faz parte do ciclo natural. Vamos tentar representar essas cadeias existentes dentro da mata de uma forma artística, buscando causar o encantamento nas pessoas, para que elas comecem a entender  a importância do lugar e passem a preservar”, destacou.

Desde 2011, a Estação Veracel realiza exposições de educação ambiental a cada dois anos. A primeira edição, que teve como tema Se eu fosse uma floresta, buscou sensibilizar os visitantes para uma reflexão sobre como gostariam de ser tratados se fossem uma floresta.  A segunda edição, lançada em 2013, “Carta das Águas”, também esteve relacionada com o despertar para a preservação da natureza. “A Carta das Águas foi criada para incentivar a preservação das águas e a cooperação para que esse uso seja racional”, explicou Virgínia.

A coordenadora da RPNN destaca ainda que a exposição deste ano trará peças novas, criadas pelos artistas da consultoria Árvore da Vida,  para chamar a atenção dos visitantes desde o acesso à Estação, na BR-367, até a chegada ao Centro de Visitantes na Reserva. “Os visitantes terão uma interação com a floresta antes mesmo de chegar à Estação”, enfatizou.

Grupos interessados em participar da exposição “Os diálogos com a floresta” devem agendar a visita a partir do mês de agosto pelo e-mail: estacaoveracel@veracel.com.br ou pelos telefones (73) 3166-8755/ 8756/ 8759/ 8760.

Veja + Reportagem Especial