Bahia, 19 de Abril de 2024
Por: por Rose Marie Galvão/Foto: Divulgação
04/12/2017 - 12:52:12

Universidade do Estado da Bahia [Uneb], por meio do Núcleo de Pesquisa e Extensão, Grupo de Pesquisa e Conexões e Colegiado do Curso de História, em parceria com a APLB/Sindicato, dá início nesta segunda-feira [4] a uma semana dedicada à realização do 1º Congresso Nacional de Cultura e Educação [CONACE] e o 5º Encontro de História. A programação é aberta à participação da comunidade.

A conferência de instalação do CONACE está marcada para às 19h desta segunda-feira [04], no auditório da instituição, com palestra sob o tema: ‘Culturas Populares e Descolonização’, proferida pelo professor Pedro Rodolpho Abib, da Universidade Federal da Bahia [UFBA]. A Uneb fica na Rua David Fadine no Bairro Estela Reis, em Eunápolis.

O palestrante, Pedro Rodolpho Abib, é pós-doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Lisboa, doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia, além de ser cineasta, músico, compositor, sambista e capoeirista. Esta é a segunda vez que ele vem à Eunápolis como convidado de eventos que envolvem cultura popular.

ENCONTRO DE HISTÓRIA

Neste mesmo período, reunidos em torno do tema: ‘História: Experiências e Desafios dos Dez anos do Curso’, professores, alunos, convidados, profissionais graduados pelo curso e antigos professores participarão de uma extensão programação em que rememora os dez anos da licenciatura por meio de exposições fotográficas e fílmicas, além de discussões sobre saberes, práticas e experiências do ofício do historiador e professor de História.

O 5º Encontro de História será encerrado na sexta-feira, dia 8 de dezembro, com a realização de um Sarau comemorativo dos 10 anos do Curso de História em Eunápolis.

O QUE É CONACE

O CONACE é um evento de abrangência nacional que vai ocorrer de 4 a 8 de dezembro no auditório da instituição. Na área externa do auditório também vão estar abertas ao público diversas mostras de cultura popular, feiras, exposições e atividades afins, inclusive de outras instituições parceiras.

Organizado em conferências individuais, mesas de diálogos, simpósios temáticos para apresentação de trabalhos, minicursos e atividades culturais, durante cinco dias os participantes do evento terão oportunidade de discutir aspectos teóricos, métodos de pesquisa e práticas pedagógicas.

Conheça a programação completa acessando:

https://conacexviii.wixsite.com/1conace

Veja + Notícias/Geral