Bahia, 28 de Março de 2024
PORTO SEGURO

Pescadores e Prefeitura fazem a festa no Dia de São Pedro em Porto Seguro
Hoje não pescamos e aproveitamos para agradecer pelo ano inteiro em que saímos para o mar e trazemos os peixes para o sustento nosso e de nossas famílias”, disse o presidente da Colônia de Pescadores, Fabrício Góes.
Por: Ascom – Prefeitura de Porto Seguro
30/06/2015 - 16:31:33

A Tarifa de Pescadores, na praça da Casa da Lenha, em Porto Seguro, se transformou nesse dia 29 de junho, para receber a tradicional festa em homenagem a São Pedro, padroeiro dos pescadores.  No local, revitalizado recentemente pela Prefeitura, onde as famílias tiram o seu sustento com a venda e limpeza de peixes e mariscos, o clima foi de fé, comemoração e agradecimento.

A comemoração, realizada pela Prefeitura, em parceria com a Colônia de Pescadores Z 22, começou com uma missa na parte da manhã, celebrada na sede da colônia, pelo frei Damião e padre Romão. Durante a celebração, que contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Turismo, Beto Nascimento - representando a prefeita Cláudia Oliveira - e do secretário de Administração, Gilvan Florêncio, os padres abençoaram os pescadores. “Que na grandeza do mar, vocês encontrem a força do amor de Deus”.

Após a missa, os pescadores saíram em procissão carregando o andor com a imagem de São Pedro. Em seguida foi realizada a tradicional procissão de barcos, levando a imagem do santo padroeiro, com direito à batucada do grupo Africanidade. “Temos um respeito muito grande por essa data. Hoje não pescamos e aproveitamos para agradecer pelo ano inteiro em que saímos para o mar e trazemos os peixes para o sustento nosso e de nossas famílias”, disse o presidente da Colônia de Pescadores, Fabrício Góes.

A prefeita Cláudia Oliveira fez questão de cumprimentar e mandar a sua mensagem para os pescadores. “Minha homenagem e respeito por esses trabalhadores que vivem a emoção e a alegria na labuta da pesca”. A parte da tarde foi dedicada às competições como adivinhar o peso do peixe, pescar a maior quantidade de camarão, além dos mais rápidos na limpeza do peixe e na amarração do anzol. Depois houve a entrega de prêmios e muito forró para animar a plateia. Os vencedores foram os seguintes:

Peso do Peixe: Melcom

Campeonato de Arrastão de Camarão: 1º- Cabecinha; 2º- Doum; 3º- Juca

Limpeza de Peixe: 1º- Liu; 2º- Dourado; 3º- Véio

Anzol mais Rápido: 1º- Sivá; 2º- Paulinho; 3º - Misso

 
Veja + Notícias/Geral