Bahia, 28 de Março de 2024
EUNÁPOLIS

5ª Conferência da Criança e do Adolescente reúne o maior público de toda história
Realizada dentro da programação da Semana de Combate a Exploração Sexual Contra Criança e Adolescente, a Conferência teve como tema central: “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”.
Por: SECOM-PME/ASCOM-SEMAS
22/05/2015 - 12:16:44

Com o maior números de participantes da história das conferências no município - mais de 500 conferencistas, sendo 70% delas crianças e adolescentes -, a 5ª Conferência Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social, na Câmara Municipal de Vereadores, alcançou resultados extremamente proveitosos.

Realizada dentro da programação da Semana de Combate a Exploração Sexual Contra Criança e Adolescente, a Conferência teve como tema central: “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”.

Para compor a mesa foram convidadas a Secretária de Assistência Social, Ciça Guerrieri; a Presidente da APLB, Jovita Lima; representando a criança e o adolescente, Ediléia; a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Damiana Alcântara; e a Vice-Prefeita, Maria Menezes.

Após a leitura do Regimento Interno e aprovação de todos os conferencistas, a conferência foi iniciada com uma belíssima apresentação dos alunos da APAE. Foram convidadas para os debates, Lívia Dodds professora de psicologia do IFBA, a professora Elessandra Souza e a advogada Karina Cristina Ferreira de Souza.

 O debate teve como base cinco eixos temáticos: Eixo 1 – Direito a brincar, à participação e à educação; Eixo 2 – Direito à saúde, ao esporte, à cultura e ao lazer; Eixo 3 – Direito à Convivência Familiar e Comunitária; prevenção e erradicação do trabalho infantil e proteção ao adolescente trabalhador; Eixo 4 – Direitos das crianças e adolescentes com familiares encarcerados; medidas socioeducativas aplicadas a adolescentes que praticam ato infracional; Eixo 5 – Violência letal contra crianças e adolescentes; enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes; violação dos direitos da criança e do adolescente em situação de rua. 

“Classifico esta conferência como uma das mais proveitosas já realizadas no município. Além de reunir o maior público da história, levantamos várias propostas, defendidas pelos adolescentes, que em sua maioria eram delegados e elegemos quatro delegados que irão participar da conferência territorial. Tenho certeza que iremos colher bons frutos deste encontro democrático”, conclui Ciça Guerrieri.

Veja + Notícias/Geral