Bahia, 29 de Março de 2024
Por: http://g1.globo.com/bahia
21/05/2015 - 10:50:39

Uma operação contra sonegação fiscal em operações de fabricação e venda de laticínios, que teria acumulado R$ 6,9 milhões em débitos de ICMS, cumpriu sete mandados de prisão e 14 de busca e apreeensão em três municípios baianos e dois paulistas na manhã desta quinta-feira (21), de acordo com Sheila Meireles, chefe da Inspetoria de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito da Região Metropolitana de Salvador.

A ação foi realizada por meio de força-tarefa organizada pelas secretarias da Fazenda e de Segurança Pública do Estado da Bahia, como também pelo Ministério Público Estadual.

Do total de presos, cinco pertencem à mesma família. Sheila Meireles detalha que um casal e um filho foram presos entre a capital paulista e Atibaia (SP). Um outro filho do casal e a esposa dele foram presos em Salvador. Dentre os demais, estão um homem, apontado como contador da família, e uma mulher, que é suspeita de ser laranja.

Na Bahia, três prisões foram feitas no bairro da Pituba. Apenas a mulher apontada como laranja da família foi presa em Lauro de Freitas, na região metropolitana. Além de Salvador e Lauro de Freitas, apreensões foram feitas na cidade baiana de Belmonte, onde fica uma empresa de latcínios da família.

Intitualada como "Grana Padano", a Operação traz investigações que apontam indícios de formação de quadrilha visando sonegação fiscal e blindagem de patrimônio pessoal, com utilização de laranjas, ou seja, a interposição fictícia de pessoas na constituição de empresas, além de emissão de notas fiscais inidôneas

Pela SSP-BA, participaram da operação policiais do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) e pelo Ministério Público, promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e aos Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica, as Relações de Consumo, a Economia Popular (Gaesf). Pela Sefaz-Ba, a operação Grana Padano teve a participação de servidores da Inspetoria Fazendária de Investigação e Pesquisa (Infip) e da Inspetoria de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito da Região Metropolitana de Salvador (IFMT Metro).

A força-tarefa teve o apoio da Polícia Civil de São Paulo, por intermédio do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania – Divisão de Investigações sobre Crimes contra a Fazenda.

Os detidos em Salvador foram encaminhados para a sede da Delegacia de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap), pnde será realizada uma coletiva à imprensa às 11h.

Veja + Notícias/Geral