Bahia, 19 de Abril de 2024
Por: Jackson Domiciano
19/05/2015 - 09:06:55

Quando o Brasil fortalece o combate à exploração infantil, e, na Semana Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, um fato grave de abuso sexual contra meninas aconteceu no município de Eunápolis.

Conforme matéria postada no site radar64.com  "um trabalhador rural suspeito de estuprar duas crianças foi preso no começo da noite desta segunda-feira (18), em Eunápolis. Segundo a Polícia Civil, Ginaldo Ferreira Medeiros, de 37 anos, violentou as garotas de 11 e 13 anos em sua casa, no bairro rural Colônia, a seis quilômetros do centro da cidade.

Na manhã desta segunda, após descobrir o abuso, as mães das meninas estiveram na delegacia registrando queixa. Em depoimento à delegada Elizabeth Salvadeu, as vítimas relataram que foram estupradas por volta das 21h de domingo (17)".

A menina de 13 anos contou que, mais cedo, Ginaldo a convidou para ir até a sua casa, pois lhe daria um presente. Com receio, ela chamou a amiga de 11 anos para ir junto. Conforme as declarações, o acusado obrigou as vítimas a fazer sexual oral nele e depois houve penetração. “Elas disseram ainda que o acusado usou preservativo”, frisou a delegada.

 No Brasil, o Disque Direitos Humanos (Disque 100) recebeu 21.021 denúncias de violações de direitos humanos de crianças e adolescentes no primeiro trimestre deste ano. Os números representam uma queda de 1,6% em comparação ao mesmo período do ano passado, informou nesta segunda-feira (18), o ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Pepe Vargas. Em relação ao perfil, 45% das vítimas eram meninas e 20% tinham entre 4 e 7 anos.

“Ainda é um número muito elevado", disse o ministro. Segundo ele, as principais denúncias são negligência e violência física, psicológica e sexual. "O mais grave é que, em 58% dos casos de violação dos direitos, os suspeitos são pais ou mães. Isso revela o quanto ainda temos de caminhar para uma cultura de respeito aos direitos das crianças e adolescentes”, destacou o ministro, durante o lançamento oficial da campanha “18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

 

Veja + Notícias/Geral