Bahia, 18 de Abril de 2024
Por: Secom
22/04/2015 - 14:31:34

Dívidas de contribuinte com o Município de Eunápolis crescem de forma assustadora, conforme explica agentes do Núcleo de Tributos e Arrecadação, o montante contabilizado em janeiro deste ano chega a R$ 83 milhões. 

De acordo com o Gestor do Núcleo de Tributos, Marco Braga, esta é a soma dos valores tributários que os contribuintes eunapolitanos deixaram de pagar. “Mesmo com todos os nossos esforços, este é um valor expressivo quando diz respeito ao grande retorno que este montante proporcionaria ao município. O executivo precisa buscar soluções para atravessar este momento econômico sem comprometer a eficiência e excelência dos serviços públicos, que tem sido a marca do governo Neto Guerrieri”, explicou Braga.

Protesto – Respaldado pela Lei Federal Nº 9.492, o município de Eunápolis dispõe, desde setembro de 2014, da Lei Municipal Nº 959 que autoriza o poder executivo a protestar as certidões de dívida ativa correspondentes aos créditos tributários e não tributários do município. De posse desta autorização legal, o Núcleo de Tributos vem protestando os contribuintes em inadimplência.

Segundo a Procuradora Adjunta Fiscal do Núcleo de Tributos e Arrecadação, Margot Kunzendorf, o contribuinte inadimplente deve procurar a sede do Tributos, localizada na Avenida Conselheiro Luis Viana, 228 – Centro. “A Secretaria de Finanças está de portas abertas a negociar e facilitar o pagamento destes débitos. O que não pode continuar é o contribuinte que honra seus compromissos tributários sendo prejudicado pelos inadimplentes, afinal, o contribuinte que não cumpre com suas obrigações legais atrapalha o desenvolvimento de toda a cidade”, contou Margot.

O Executivo Municipal explica que, por recomendação do Tribunal de Justiça e do Tribunal de Contas, as medidas devem ser colocadas em prática para acelerar o processo de cobrança de débitos municipais, reduzindo, assim, o montante inscrito em dívida ativa.

Veja + Notícias/Geral