Bahia, 19 de Abril de 2024
Por: Jackson Domiciano
22/04/2015 - 15:27:00

Cerca de 200 famílias ligadas ao MST, começaram assentar acampamento, nesta segunda-feira, 21, na fazenda Nossa Senhora de Fátima, localizada no distrito de Mundo Novo, às margens da BR 101, no município de Eunápolis, onde existe grande quantia de plantação de eucalipto. Não temos informações se essa propriedade pertence à Veracel Celulose ou a fomentado, assim como essa área, dezenas de outras também foram invadidas em vários municípios do extremo sul do Estado.  Esse novo acampamento está distante apenas seis quilômetros do Assentamento 25 Anos, também no município de Eunápolis.

Segundo um dos membros do MST, que está acampado na fazenda Nossa Senhora de Fátima, seis brigadas do Movimento já fizeram assentamento em mais de 18 áreas em toda região.

Informações publicadas no a Tarde, as propriedades ocupadas são de todas as regiões do Estado. Cerca de 3.100 famílias foram mobilizadas pelo MST para montar acampamento nas propriedades rurais consideradas improdutivas pela entidade.

Líderes do MST da região sul da Bahia disseram que a ação do Abril Vermelho, ao mesmo tempo, em que marca a data do Massacre do Eldorado do Carajás, protesta contra a paralisação da reforma agrária no Brasil e a concentração de latifúndios no País, enquanto existem 90 mil famílias aguardando terras.

Conforme nota divulgada pelo núcleo estadual do MST "o mês de abril representa historicamente um momento que marca a Jornada Nacional de lutas pela Reforma Agrária e denuncia a violência e impunidade dos crimes no campo.

Veja + Notícias/Geral