Bahia, 20 de Abril de 2024
Por: Ascom-Prefeitura de Porto Seguro
22/04/2018 - 10:00:22

O Festival Cultural do Descobrimento – Semana do Brasil atraiu centenas de moradores e turistas à Cidade Histórica nesta sexta-feira, 20. O terceiro dia de programação reuniu cultura e história por meio de atrações que encantaram a todos que visitaram o circuito.

A tarde foi animada com a presença de centenas de estudantes da rede pública e privada de ensino do município. A garatoda do Ensino Infantil e Fundamental cumpriu uma agenda divertida. Entre as atrações, foram estimulados a remontar em seu imaginário a chegada de navegações quando conheceram a praça onde está instalado o farol, local que também aproveitaram com os colegas e professores para fazerem piquenique.

Conheceram mais da história do descobrimento e colonização do Brasil com a visita orientada ao Museu de Porto Seguro e percorreram todo o Centro Histórico; brincaram no Espaço Curumin com brinquedos infláveis, pula-pula, piscina de bolinha e participaram de atividades lúdicas e pedagógicas, também se deliciaram com as gostosuras da oficna Cozinha Show elaborada com culinária infantil. A produção de arte esteve presente: oficina de confecção de bonecas africanas foi ensinada por uma artesã local.

 

Cores tomam o céu

Mais uma vez, pipas de todos os tons e formatos coloriram o céu azul desta tarde. Trata-se do Festival de Pipas organizado por Magá Pipas, que distribuiu pipas e deu dicas de como levantar a pipa, levá-las ao mais alto possível e como manter a magia no ar. Mas a oficina não ficou só nisso, ensinou aos pipeiros a produzir seus próprio brinquedo com pouco material: rabiola, papel seda, bamboo, linha, fibra, cola e barbante.

Aproveitando o bom tempo, uma competição desafiou quem ficaria mais tempo com a pipa no ar, bem como, as melhores manobras como pentear a pipa nas nuvens. “O objetivo é proporcionar diversão e resgatar esta brincadeira tão tradicional no país”, disse Magá, interrompido por Hilver Pereira, 12 anos.  “Estou me divertindo porque levantei minha pipa muito alta, estou ficando bom nisso”, disse o menino, pedindo outra pipa porque a sua teria sido levada pelo vento ao ter a linha cortada pelo colega.

 

Aves brasileiras

A inauguração do Festival de Aves também foi incluída com quatro stands e ônibus cheio de livros de histórias. A iniciativa trouxe exposição de fotos de mais de 20 espécies de pássaros raros e endêmicos, palestras sobre a atividade de observação de pássaros que cresce no município por conta de ser um dos locais com maior concentração de Mata Atlântica habitat de muitas espécies, atividades com massinhas. Além disso, três oficinas de histórias estimularam o imaginários da criançada.  O projeto é fruto de uma parceria da Prefeitura, RPPN Estadação Veracel, ONG Conservaçao Internacional de Aves e Parque Nacional Pau-Brasil. Kiara Santos e as colegas Alaine e Ana gostaram de conhecer mais sobre os pássaros. “Agora sei o nome de alguns passarinhos que vejo no quintal da minha casa”, disse a menina, aluna do 2º ano do Ensino Fundamental, da Escola Valdívio Costa.

 

Cultura e História

Juntamente com os alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), moradores e visitantes curtiram a programação noturna com apresentações culturais indígenas pataxó, apresentação do show de percussão do Grupo Baquetadada e de música popular brasileira com artistas da região. Tudo isso, num ambiente que reuniu em espaço gourmet 11 barracas de comida típica brasileira. Ainda houve o encantador Espetáculo de Som e Luz – Projeção Mapeada, que remonta a fauna e flora brasileira, povo, história e cultura.

Amanhã tem mais. Aproveite para conhecer mais da história brasileira e ter momentos de lazer com amigos e familiares num dos lugares mais bonitos do Brasil!

Veja + Notícias/Geral