Bahia, 19 de Abril de 2024
PORTO SEGURO

Casa do Trabalhador participa de documentário federal
A Casa do Trabalhador recebeu a visita técnica de uma equipe de produção de vídeo documentário do governo federal, na manhã de terça-feira, 3. A secretária de Assistência Social, Lívia Bittencourt, juntamente com a coordenadora do setor.
Por: Ascom-Prefeitura de Porto Seguro
06/04/2018 - 08:49:16

A Casa do Trabalhador recebeu a visita técnica de uma equipe de produção de vídeo documentário do governo federal, na manhã de terça-feira, 3. A secretária de Assistência Social, Lívia Bittencourt, juntamente com a coordenadora do setor, Tuane Albernaz e a do Caps AD – autora do projeto premiado no Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Nathielly Medeiros, apresentaram o trabalho e equipamento da casa, considerada um dispositivo para a inclusão social.

Promoção da cidadania

Como importante aliada no projeto de saúde mental de Porto Seguro, desenvolvido pelo Caps AD, em que se relatou, em apresentação em Brasília, as experiências positivas dos usuários dos serviços (pessoas em recuperação de alcoolismo e outros entorpecentes), tais como reinserção social e profissional, reestruturação dos laços familiares e o reingresso na vida escolar. Resultados esses que contaram com os serviços ofertados pela Casa do Trabalhador, despertando o interesse da rede em conhecer melhor sua metodologia de trabalho para servir de modelo a outras localidades do Brasil.

“Em Porto Seguro, a Casa do Trabalhador foi um dispositivo da rede que possibilitou a reinserção de muitos destes usuários no mundo do trabalho, alguns deles sendo, inclusive, promovidos de cargos, além de retomarem o exercício da cidadania em seu cotidiano”, menciona a secretária, Lívia, feliz com o resultado.

O projeto foi premiado nacionalmente e em consequência, será transmitido para outros municípios como um modelo eficaz a ser seguido. Para isso, a equipe de produção colheu depoimento dos usuários do Caps AD e dos serviços da Casa do Trabalhador; além de participarem da apresentação de vários cursos profissionalizantes oferecidos neste ciclo, como o curso de corte e designer de cabelo masculino, além de orientação sobre empreendedorismo. Na oportunidade, três assistidos pelo Caps fizeram suas matrículas para o ingresso na próxima turma.

Secretaria Municipal da Assistência Social

Ascom _ Prefeitura de Porto Seguro

Veja + Notícias/Geral