Bahia, 28 de Março de 2024
Por: Jackson Domiciano
23/08/2017 - 08:28:54

A Gazeta Bahia – Como surgiu a ideia do seu projeto político, sendo o senhor tão jovem?
Neto Carletto – A ideia de meu projeto surgiu de meus amigos, quando ainda na escola, eu comecei a liderar turmas e o grêmio estudantil. Criando assim, aptidão para liderar, tomar decisões e ajudar os meus colegas. Importante também lembrar que cresci sob a educação de 02 famílias tradicionais da região Extremo Sul da Bahia (Almeida e Carletto), cercado por valores de comprometimento e responsabilidade com a sociedade, o que me incentivou ainda mais a participar dos processos políticos, os quais já tive minha família por parte de pai e mãe envolvidos. (Orlando Almeida, prefeito da cidade de Prado por 2 vezes e Tassizo Carletto, prefeito de Itamaraju, além de meu tio, atualmente Deputado Federal, Ronaldo Carletto).

A Gazeta Bahia – O senhor tem visitado várias regiões da Bahia, levando quais projetos para as comunidades e lideranças?
Neto Carletto – Sim, já percorri quase todas as regiões do estado e através da Juventude Progressista, a qual sou representante, já pude levar diversos cursos profissionalizantes, seminários e ações sociais. Com a parceria junto ao Deputado Federal Ronaldo Carletto, consegui também abrir poços artesianos em diversos municípios baianos, principalmente do sertão, os quais, mais precisam desse bem tão precioso, que é a água. Também já realizei diversas indicações para instalação de Internet Wi-Fi nas praças públicas através do programa ‘Cidade Digital’ e participei em diversos municípios do lançamento do programa ID JOVEM, que irá beneficiar a todos os jovens do país com passagens interestaduais gratuitas e descontos em shows e eventos culturais.

A Gazeta Bahia – O senhor está se definindo de fato, como pré-candidato a deputado federal?
Neto Carletto – Acredito ser ainda muito cedo para se falar em candidatura. Depende de alguns fatores para que essa situação se concretize. Principalmente, da vontade de Deus e do povo  baiano. Certo mesmo, é que vou continuar o meu trabalho por todo o Estado e tenho certeza de que essas ações irão beneficiar muita gente, independente de candidatura.

A Gazeta Bahia – Caso haja a impossibilidade do seu tio, deputado Ronaldo Carletto a não disputar uma vaga para o Senado, que rumo tomará seu projeto?
Neto Carletto – É algo futuro a ser analisado e acordado entre os nossos parceiros. Hoje, vou buscar exercer o meu mandato como presidente da Juventude Progressista e realizar o máximo que estiver ao meu alcance.

A Gazeta Bahia – Observamos uma aliança entre seu grupo político e o grupo do prefeito Robério Oliveira, caso o senhor não saia para deputado federal, como ficará sua candidatura e a de Larissa Oliveira?
Neto Carletto – A aliança vai continuar da mesma forma, seguindo as diretrizes da parceria do Deputado Federal Ronaldo Carletto e do prefeito Robério. A posição que for definida por essa união, vou seguir. 

A Gazeta Bahia – Como o senhor vê a nova reforma partidária, onde deve prevalecer o sistema distritão?
Neto Carletto – Vejo como uma medida boa, que vai buscar dar igualdade aos candidatos, retirando as legendas, e valorizando o voto popular, ou seja, será eleito aquele que obteve maior número de votos, que para mim, representa de forma mais ampla a população. Não importando se é de partido A ou B, vai prevalecer o voto popular.

A Gazeta Bahia – O PP nacional recomendou que seus deputados votassem a favor da denúncia contra Temer, qual sua posição?
Neto Carletto – Eu acredito que deve haver um esclarecimento dos fatos. Se o presidente Temer for culpado, ele deve sim, responder pelos seus erros, como qualquer outro cidadão.

A Gazeta Bahia – Voltando à questão de sua pré-candidatura, o senhor já tem em pauta os projetos para o extremo sul da Bahia?
Neto Carletto – Sim. Muitos projetos em pauta. Um dos principais que vou fazer questão de defender, vai ser a duplicação da BR-101, que corta diversos municípios do extremo sul e vai com certeza, diminuir o índice de acidentes nessa rodovia, gerando mais segurança aos motoristas e facilitando o transporte, a logística de diversos insumos produzidos aqui. Ocorrendo também a geração de empregos na região, com o início das obras, e o aumento do fluxo na rodovia.

A Gazeta Bahia – Quais os municípios e quais os prefeitos da região que estão apoiando seu projeto político?
Neto Carletto – Graças a Deus e com muito esforço, tenho conseguido passo a passo, agregar lideranças e fazer parcerias importantes em todo o Estado. Na região, estamos alinhados com praticamente todas as gestões, entregando por consequência, muitos resultados. Na cidade de Eunápolis, temos um bom exemplo com as emendas do Deputado Ronaldo Carletto que já superam a marca de 7,5 milhões de reais, e dessa forma fazem parte da história no município, como maior recurso já destinado por um só deputado a essa cidade.

A Gazeta Bahia – Qual o apoio você tem recebido para realizar as suas ações?
Neto Carletto – Eu gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer a Fundação Milton Campos, em especial a senadora Ana Amélia e a coordenadora Ellen pelo grande apoio que tem me dado frente as minhas ações com a juventude progressista, e também a nosso presidente estadual e vice-governador do Estado, o João Leão, que é um grande parceiro e está sempre colaborando com nossas ações.

Veja + Notícias/Geral