Bahia, 25 de Abril de 2024
Por: A Gazeta Bahia e Clic101
14/06/2017 - 10:05:52

O município de Itabela completa 28 anos de Emancipação Política nesta quarta-feira, 14, e se consolida como polo de desenvolvimento agrícola no extremo sul do Estado, a diversificação dos produtos agrícolas tem tornado o município referência no segmento.

A cidade tem um comércio forte que a cada ano tem se destacado regionalmente.

O prefeito Luciano Francisqueto preparou várias atividades comemorativas, e recebeu das mãos do governador Rui Costa mais uma ambulância para atender a população.

História

Criado pela Lei Estadual nº 5000 publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia em 14 de junho de 1989, o então Distrito de Itabela foi desmembrado de Porto Seguro.

 Sua história econômica, inicialmente marcada pelo ciclo da madeira, hoje se confunde com a produção agrícola e pecuária, sua verdadeira vocação e sustentáculo econômico e social.

 A história política registra até então a eleição de 8 prefeitos e vices, e 15 presidentes em dezesseis períodos legislativos.

 Enquanto o município não consegue se desprender das amarras de administrações públicas que deixaram a desejar ao longo de sua história, há que se comemorar com intensidade o valor da sua gente trabalhadora, determinada, que jamais perdeu e não há de perder a esperança de dias melhores, para a atual e para as futuras gerações.

 Como contribuição sobretudo aos corpos discente e docente da rede municipal de ensino, o CliC 101 buscou nos arquivos e deixa registrados todos os homens públicos que de alguma forma, ainda que não aquela desejada, deram sua parcela de contribuição na vida política e administrativa da cidade e do município, mesmo antes da sua emancipação.

Veja + Notícias/Geral