Bahia, 28 de Março de 2024
Por: Ascom
23/04/2017 - 10:06:52

A etapa do Mutirão de Cirurgias Eletivas realizada em Eunápolis, na Praça da Bandeira, nos dias 18, 19 e 29 de abril, habilitou 336 pacientes para os procedimentos cirúrgicos, sendo 138 para colecistectomia videolaparoscópica (vesícula); 22 para hérnia epigástrica; 57 de hérnia inguinal; 59 de hérnia umbilical e mais 60 mulheres que farão a histerectomia total (retirada do útero).

Foram 438 pessoas cadastradas, mas nem todas estão aptos, como explica o médico Rider Cedro. “Qualquer cirurgia exige uma avaliação do estado geral do pacientes e os exames pré-operatórios podem comprovar os principais fatores de riscos cirúrgicos, com a presença de anemia, inflamações, obesidade ou outros fatores que impedem o procedimento, por isso nem todos os cadastros foram aprovados”. Frisou.

Pacientes com cadastros não aprovados devem retornar às Unidades Básicas de Saúde do município para novo acompanhamento médico.

PROCEDIMENTOS

As cirurgias vão ser realizadas no Hospital Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro. O primeiro paciente de Eunápolis a ser operado é Rafael Roldi, que há mais de um ano sofre de uma hérnia inguinal. O procedimento dele está marcado para este domingo (23/04) às 7h.

“No primeiro dia apenas 12 pacientes serão operados. A partir do segundo dia serão 20 cirurgias diariamente”, conforme informou o coordenador do programa estadual Saúde sem Fronteiras, Deleon Francisco. “Todos os pacientes que estão sendo direcionados pelo mutirão vão ter o problema resolvido. Para isso a equipe de cirurgiões, todos de Salvador, poderá permanecer na região por mais de 30 dias”, completou.

REVISÃO MÉDICA

A secretária municipal de Saúde, Stela Souza, visitou as instalações do HDLEM, em Porto Seguro, acompanhada da diretora da unidade, Ana Kécia. Ela explicou que o município de Eunápolis vai disponibilizar o transporte para ida de volta dos pacientes. “A revisão médica será feita aqui mesmo em Eunápolis, no Hospital Regional, graças à parceria do prefeito Robério Oliveira com o governador Rui Costa. Tudo isso para proporcionar maior comodidade ao paciente”. Concluiu Stela Souza.

Veja + Notícias/Geral