Bahia, 24 de Abril de 2024
Por: Jackson Domiciano
16/01/2017 - 10:37:34

Muitos já se dedicaram a falar sobre as belezas naturais e históricas de Santa Cruz Cabrália. E por mais que falem bem, ainda muito terão o que falar. Não foi a mão pífia e o olhar distante do Governo do Estado, Federal, e principalmente do prefeito anterior, que impediu que esta terra continuasse tão bela, que às vezes nos confunde.  Isso por não sabermos divisar qual o local em sua orla e em todo seu complexo, que vai até o distrito de Guaiú, no litoral norte, divisa com Belmonte, até mais abaixo de Coroa Vermelha, divisa com Porto Seguro, é o mais encantador.

Muitas praias, em sua maioria, ainda estão intactas, até mesmo as de Santo André, citadas como as mais belas do Brasil, a exemplo da Praia das Tartarugas, hoje, praticamente privatizada e de pouco acesso. Temos as lindas praias do Guaiú. A beleza rara de Coroa Vermelha, um dos locais mais movimentados de toda Costa do Descobrimento, com bons hotéis e lindas barracas.

 Conforme cita o historiador Sidrach Carvalho Neto, "Não foi à toa que Cabral escolheu Santa Cruz Cabrália para descobrir o Brasil, se eram especiarias, temperos e riquezas que ele procurava, chegou ao lugar certo, pois aqui é o verdadeiro paraíso do descobrimento, e como já dizia o poeta Rui Bastos: " é o berço da civilização brasileira". A história de Santa Cruz Cabrália se confunde com a do Brasil, pois inicia-se no ano de 1500 com a chegada dos portugueses".

O novo prefeito Agnelo Júnior terá pela frente uma grande batalha para refazer a imagem da cidade junto aos setores do turismo, não somente no Brasil, assim como, no exterior.  O abandono pelo prefeito apático Jorge Pontes, foi muito grande. Uma gestão cheia de erros que durou oito anos. Ele não deu importância nenhuma ao segmento que gera emprego e fortalece a economia local. Mesmo assim, localidades como Coroa Vermelha e todo o seu entorno, houve um enorme crescimento econômico. A rede hoteleira se multiplicou. As barracas de praia se modernizaram.  Isso tem atraído milhares de turistas. Mas, no sentido mais amplo do turismo, ainda muito tem que ser feito. Criar novos projetos que despertem interesses ao turista, fora da alta temporada, é um passo significativo para o turismo.

Além disso, o prefeito Agnelo terá que cuidar de toda infraestrutura do município, muita prejudicada pela gestão de Pontes. No geral, a cidade está esperançosa, e vive uma nova expectativa. Por certo, o prefeito novo vai trabalhar para que isso aconteça.

Fotos: Luana Tereza

Veja + Notícias/Geral