Bahia, 29 de Março de 2024
Por: Jackson Domiciano
14/01/2017 - 10:59:58

Não é somente nas imediações da Praça do Pequi, que eles podem ser vistos. Os moradores de rua, esses seres invisíveis para grande parte da sociedade, estão se proliferando em vários locais da cidade de Eunápolis. São vistos em grupos de 10 até 20, e se juntam em uma confraria em torno da bebida, do fumo, mal alimentados, subnutridos, dormem ao relento sob árvores e marquises, sobrevivendo de forma desumana até se definharem completamente. Cada vez isolados, eles se unem para sobreviverem, se arrumam entre si, às vezes trocam farpas, mas no fim, se ajeitam e vão levando a vida praticamente desassistidos pelos órgãos públicos. 
Nos últimos anos, houve um acentuado crescimento no número de moradores de rua na cidade de Eunápolis, bem como, os agrupamentos deles. É assim na Praça do Pequi, no Feira do Bueiro, na Praça da Matriz, na Avenida Brilhante e outros locais.
Eles reclamam da falta de apoio da Prefeitura, e do fechamento do Centro-Pop - Centro de Referência Especializado para População de Rua, dizem que o apoio que recebem vem dos evangélicos, que distribuem sopa e agasalhos. 
O problema relacionado aos moradores de rua é grave. Difícil de ser erradicado, mas fácil de ser visto pelos órgãos de assistência social.

Veja + Notícias/Geral