Bahia, 24 de Abril de 2024
Por: Ascom Porto
28/11/2016 - 10:16:51

Com o tema geral “A leitura como instrumento de liberdade”, este ano o Projeto de Leitura da Escola Municipal Chico Mendes veio também como mais uma manifestação da rede municipal de ensino contra o preconceito e a discriminação racial. Realizado ao longo do ano, o projeto homenageou quatro autores nordestinos, que também abordaram a questão da consciência negra em suas obras: Tobias Barreto, Ariano Suassuna, Castro Alves e Patativa do Assaré. 

Sob a coordenação das professoras Iraildes Ferreira dos Santos, Luciana Vasconcelos e Jocélia Dias, a culminância foi realizada no dia 24/11, trazendo apresentações artísticas jogral e danças, abordando a vida e obras dos escritores. “Nas salas de aula, os alunos tiveram a oportunidade de mergulhar no universo desses autores, com a demonstração de seus modos de vida, cultura e culinária típica das cidades onde eles nasceram”, explica a coordenadora Iraildes. 

Para ela, o objetivo do projeto foi plenamente alcançado. “Além do aprendizado e do estímulo à leitura, conseguimos passar a mensagem da importância de combatermos  a discriminação e o preconceito racial, lembrando autores e personalidades nacionais e internacionais que trabalharam o tema ao longo de suas vidas”, diz a coordenadora. Segundo ela, a palavra de ordem do evento foi “respeito”. 

Veja + Notícias/Geral