Bahia, 29 de Março de 2024
Por: Por agazetabahia.com e MomRad
25/10/2016 - 10:30:28

Ainda dentro do mês Outubro Rosa, o Agazetabahia.com entrevistou o médico ultrassonografista e clínico geral Franklin Braga, formado pela Universidade de Marília, em São Paulo, fundador da Clínica Ultralive, situada a Av. Conselheiro Luiz Viana, 140, Centro, em Eunápolis, em frente ao Med Center.

Na entrevista ele explica detalhadamente a importância da ultrassonografia de mamas como o primeiro exame para detectar câncer de mama em mulheres jovens

A Gazetabahia.com - Qual a importância da Ultrassonografia de mamas?

Dr. Franklin Braga – Tem um texto publicado no site MomRad, que explica detalhadamente a importância da ultrassonografia de mama, que faço questão de mostrar:

“A ultrassonografia é o primeiro exame para detectar câncer de mama em mulheres jovens. Se a paciente apresenta alto risco e não manifesta sintomas, um conjunto de exames de imagem é necessário para uma investigação eficiente.

A glândula mamária feminina não se mantém igual ao longo da vida. Isso repercute diretamente nos exames de imagem para detecção do câncer. Mulheres jovens possuem a mama densa, o que torna mais desafiadora a visualização de patologias com a utilização de mamografia. Nesses casos, se a paciente jovem detecta um nódulo, o exame mais recomendado é a ultrassonografia (ecografia).

A interface da mamografia não permite a distinção clara entre o tecido jovem e o nódulo, apresentando ambos em branco. Ao contrário da ultrassonografia que apresenta o tumor com uma aparência escura, deixando clara a sua presença.

Com o passar do tempo e o avanço na faixa etária, este tecido é substituído por gordura, o que torna a mamografia o exame mais eficiente. O câncer de mama, em mulheres que não sentem nenhum sintoma e que apresentam alto risco, é ainda mais complexo de ser identificado. O diagnóstico, nesses casos, pode ser realizado por meio de uma série de exames além da mamografia, como ultrassom, tomossíntese (mamografia 3D) e, em último caso, a ressonância magnética.

- A grande limitação da mamografia são as mamas densas, pois existe uma grande dificuldade de identificar um nódulo nestes casos. Porém, o câncer de mama não se manifesta somente desta forma. Deve ser considerado que todos os métodos de diagnóstico de detecção da doença, em mulheres assintomáticas, têm as suas limitações.

É importante a manutenção de exames regulares de imagem, mesmo se não sentir nada no autoexame de toque. Isso se justifica porque a detecção pelo tato se dá quando o nódulo já mede um ou dois centímetros, o que já caracteriza um avanço considerável da doença”.

Veja + Notícias/Geral