Bahia, 28 de Março de 2024
PORTO SEGURO

Porto Seguro é uma das Finalistas no Prêmio Rosani Cunha
A Prefeitura de Porto Seguro é uma das classificadas no Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social – edição especial: Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário/MDSA, por meio do Edital nº 01/2016.
Por: Ascom Porto
21/10/2016 - 11:00:24

A Prefeitura de Porto Seguro é uma das classificadas no Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social – edição especial: Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário/MDSA, por meio do Edital nº 01/2016.

A Casa do trabalhador está inscrita na categoria  Uso do cadastro único  para desenvolvimento de politicas públicas. Dos 31 municípios inscritos nesta categoria, Porto Seguro é uma das três finalistas, juntamente com duas cidades de grande porte em São Paulo.

A partir do dia 17 a 19 deste mês, o município receberá a visita dos avaliadores. O objetivo é verificar a gestão local da Casa do Trabalhador e seus procedimentos relativos à prática: desde o processo de diagnóstico e planejamento até a execução e os resultados alcançados, além de conversar com diferentes agentes envolvidos, como a equipe técnica, parceiros e com o público beneficiário e realizar a análise documental.

A finalidade deste concurso é identificar e premiar práticas bem-sucedidas e inovadoras na gestão do Cadastro Único nos municípios, estados e no Distrito Federal, a fim de divulgá-las para que possam auxiliar outras comunidades a aperfeiçoar suas gestões.

 

Histórico Casa do Trabalhador

A Casa do Trabalhador foi criada pela Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - através da Superintendência do Trabalho, Emprego e Renda, em 07 de maio de 2016.

Seu público alvo prioritário são os beneficiários do Bolsa Família e CADÚNICO, para inserção ou recolocação deles no mercado de trabalho. Em mais de um ano, já atendemos mais de 8.000 pessoas, que encaminhamos para os diversos serviços prestados pela Casa do trabalhador.

Suas atividades incluem serviços gratuitos, conforme lista abaixo:

  • Cadastro de vagas de emprego com e sem exigência de experiência e encaminhamento para as empresas;
  • Cadastro e encaminhamento de vagas para jovem aprendiz e pcd;
  • Atendimento psicossocial;
  • Acompanhamento dos admitidos e sua trajetória;
  • Criação e inscrição de cursos gratuitos profissionalizantes;
  • Banco do povo: empréstimos de microcrédito;
  • Oficinas de empreendedorismo gratuitas;
  • Atendimento jurídico ao trabalhador;
  • Balcão de justiça;
  • Mutirões sociais;
  • Oferta de qualificação profissional nas empresas in loco.
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Ascom - Prefeitura de Porto Seguro
Veja + Notícias/Geral