Bahia, 20 de Abril de 2024
ITAGIMIRIM

Alunos das escolas de Itagimirim recebem atenção psicossocial
A atenção psicossocial promovida em Itagimirim, tem como princípio básico é que o verdadeiro saber é interdisciplinar, principalmente quando se trata de compreender melhor o ser humano.
Por: Ascom – Prefeitura de Itagimirim
08/10/2015 - 10:00:17

Uma parceria entre as Secretarias Municipais da Educação e da Saúde de Itagimirim, através do NASF e PSE, crianças de todas as escolas do município estão recebendo atenção especial na avaliação clínica e psicossocial, tendo à frente a assistente social Elaine Bonfim. Elaine percorreu as escolas e avaliou todos os alunos com o objetivo de detectar qualquer indício de anormalidade psicossocial. A avaliação é feita individualmente, com o acompanhamento de professores, dirigentes de escolas, de um agente do PSE – Programa de Saúde na Escola e agente comunitária de saúde.

O resultado de cada avaliação é relatado à Secretaria de Saúde do Estado e à Secretaria de Saúde do Município e, em caso positivo, toda a assistência é dispensada ao aluno, com informações aos pais. Segundo Elaine já há casos em Itagimirim e todas as providências têm sido tomadas no que se refere aos cuidados com o acompanhamento à pessoa que têm apresentado tais problemas. Elaine afirmou ainda, que todos os casos detectados nas escolas da cidade, já são de conhecimento dos diretores e professores, assim como os pais e responsáveis também são imediatamente informados da situação do aluno. Esse trabalho vem ocorrendo há algum tempo e o monitoramento é constante.

A atenção psicossocial promovida em Itagimirim, tem como princípio básico é que o verdadeiro saber é interdisciplinar, principalmente quando se trata de compreender melhor o ser humano. Uma ação essencial, desenvolvida para compreender o comportamento humano, nesse caso, os alunos da rede de ensino do município, aplicando juntos a psicologia e a sociologia, na busca de descobrir problemas e, consequentemente, procurar promover as soluções para os mesmos.

 

Veja + Notícias/Geral