Bahia, 29 de Março de 2024
ITAGIMIRIM

União de Rogério Andrade e Valtinho dá novo rumo à política de Itagimirim
A plateia foi formada por quase todos os secretários do município; notando apena a falta do secretário de Saúde, que justificou problemas de saúde.
Por: prefeitura itagimirim
03/09/2015 - 11:24:54

Na noite dessa terça, 1 de setembro, o prefeito de Itagimirim Rogério Andrade reuniu a sua equipe de governo para apresentar os novos membros que passaram a compor a equipe. Um coquetel foi oferecido às mais de 120 pessoas presentes ao evento. A plateia foi formada por quase todos os secretários do município; notando apena a falta do secretário de Saúde, que justificou problemas de saúde. Os vereadores Junior Andrade, Marcio Carvalho e o presidente da Câmara Derisvaldo Bonfim, também foram manifestar o apoio às novas nomeações promovidas pelo prefeito, assim como os advogados representantes jurídicos do município, Dr. Marlem Filho e Dr. Adelino e vários servidores municipais de todos os setores da administração. Estava para ser anunciada a grande união de duas grandes forças políticas de Itagimirim.

Há de ressaltar que a união de representantes de duas forças políticas, sempre marcadas há décadas por diferenças partidárias e que sempre se mantiveram de lados opostos, será vista como um marco na história do município. Dr. Valter Ferreira vem de uma elite que fez história durante muito tempo sob a grande liderança do seu tio ex-prefeito Othoniel Ferreira. Dr. Valter foi secretário de Governo do município e depois prefeito da cidade. Valtinho, como é mais conhecido, sempre esteve à frente nas disputas eleitorais, dando sua importante contribuição no processo democrático da cidade. Rogério Andrade, por sua vez, herda do seu pai o destemido líder político Sr. Francino Andrade, a vontade e a determinação de ver sua cidade prosperar e de ver uma sociedade mais igualitária. A sua família sempre esteve presente na política; sua mãe foi vereadora e ele atuou no Legislativo do Município por três vezes, foi vice-prefeito eleito e agora, por motivos de força maior, ocupa o cargo de prefeito, e ainda tem seu irmão Junior Andrade ocupando uma cadeira no Legislativo. Assim sendo, não se pode negar que Valtinho e Rogério são dois importantes nomes na política do município e essa fusão será vista como a verdadeira revolução política e administrativa, que se espera, se reverterá em bons frutos para o bem estar da população

O prefeito chegou ao local acompanhado da primeira-dama Sr,ª Ercília Andrade, cumprimentando a todos, e logo se formou a Mesa composta pelos secretários presentes, vereadores, pelo casal Dr. Valter Ferreira, acompanhado da sua esposa Wanderleia, seus filhos e demais membros da família Ferreira, além da primeira-dama Ercília e do próprio prefeito Rogério.

O grande encontro teve como objetivo principal a apresentação, pelo prefeito, da nova secretária da Pasta Social, Sr.ª Vanderleia Ferreira que já ocupou o cargo durante a gestão do seu esposo D. Valter. D. Vanderleia também foi vice-prefeita e acumula experiência, especialmente em lidar com o setor para o qual ela foi indicada. Também o secretário da Agricultura, Júnior do Carmo, que volta a ocupar a mesma Pasta, desde o início do mês de agosto, mas que, propositalmente, o prefeito deixou para reapresenta-lo nessa oportunidade, em que novas adesões chegam para reforçar o Governo. O ex-prefeito Valtinho foi apresentado como importante colaborador, a partir dessa data.

Os discursos foram poucos e bastante concisos, tendo o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Tito Fonseca falando em nome dos demais colegas do Governo. Tito falou de dificuldades em manter a administração, mas afirmou que essas mesmas dificuldades não irão atrapalhar o Projeto de Governo implantado pelo atual prefeito e seu grupo de apoio. Tito desejou sucesso aos novos integrantes que acabara de se ingressar na equipe e se colocou à inteira disposição.

O secretário Júnior do Carmo agradeceu mais uma vez a confiança do prefeito em ser reconduzido ao cargo, prometendo que trabalhará duramente para dar continuidade aos Projetos já em andamento, na Agricultura e no Meio Ambiente. Júnior Também esclareceu que o cargo estará sempre à disposição do prefeito, caso o mesmo sentir na necessidade de passar para outra pessoa, não provocando com isso, nenhum desagrado da sua parte.

A nova secretária do Social falou das suas intenções em colaborar com o município e esclareceu que sua intenção é desempenhar um trabalho à frete da nova função com esmero e voltada em promover o bem, com ações que venham melhorar a qualidade de vida das pessoas, especialmente daquelas que mais necessitam das ações do Poder Público. Ela agradeceu ao convite feito pelo prefeito e se colocou à disposição de toda a equipe, exaltando que sozinha não poderá fazer muito, mas que espera contar com a colaboração e o apoio de todos que compõem a atual administração.

Dr. Valter Ferreira foi bastante enfático em afirmar que não voltou para Itagimirim com a intenção de disputar nenhum cargo eletivo no município, mas que aceitou o convite do prefeito por sentir no mesmo a vontade explícita de fazer mais pelo povo; de desenvolver um governo mais humano; mais social e com transparência e, que nesse sentido, ele e sua esposa poderão colaborar para que Itagimirim continue no caminho do desenvolvimento, especialmente no que se refere ao “cuidar das pessoas”. Dr. Valter lembrou de quando foi prefeito; das dificuldades em ser gestor de um município dos que menos arrecadam no Estado e no Brasil e reafirmou seu compromisso de contribuir com sua experiência de gestor e de secretário que já o foi, para juntar fileiras para transformar Itagimirim em uma cidade melhor para se viver. Dr. Valter agradeceu ao prefeito pela confiança nele depositada e garantiu que se o seu desejo em voltar a Itagimirim, fosse para provocar discórdia; desconforto de qualquer natureza, jamais aceitaria o convite de Rogério Andrade. “Estou aqui para somar; para convergir e não para divergir”.

O vereador presidente da Câmara Municipal, Derisvaldo Bonfim, foi breve em seu discurso, dedicando a parabenizar aos novos integrantes, desejando-lhes sucesso e se colocou, na qualidade de presidente do segundo Poder do Município, a continuar torcendo e colaborando para que a população seja, cada dia mais bem atendida em suas demandas.

Em seu discurso, o prefeito Rogério Andrade, após agradecer a todos por terem atendido o seu chamamento, iniciou tecendo vários elogios à ex-secretária Miralva Oliveira, a quem ele destacou algumas das suas qualidades, dentre elas a coragem, a bravura e a determinação durante os quase sete anos em que se manteve no cargo, mesmo após o catastrófico acontecimento que abalou a cidade envolvendo diretamente um membro de sua família.  Rogério afirmou que Itagimirim tem motivos de sobra para aplaudir Miralva, pelo muito que fez pela cidade, especialmente ao povo de baixa renda, e pediu que todos os presentes aplaudissem a ex-secretária, mesmo não estando presente por motivos de viagem, o que foi atendido prontamente. O gestor agradeceu aos novos integrantes de sua equipe e prometeu suporte incondicional para que a nova secretária desenvolva um trabalho que venha melhorar a qualidade de vida das pessoas que mais precisam, e afirmou, como sempre o fez com os demais secretários, dar autonomia à nova secretária para o bom desempenho de suas funções. Sobre o atual secretário da Agricultura, o prefeito enfatizou a amizade de longas datas que mantem com o mesmo e seus familiares, porém, o cargo ocupado por Júnior do Carmo precisa ser gerido de forma a atender as várias demandas existentes no município e que acredita na sua capacidade para desempenhar bem a suas funções, independentemente dos laços de amizade existentes entre ambos.

Falando de política o prefeito se referiu ao ex-prefeito Dr. Valter como uma importante liderança no município e que sua experiência, em muito vai colaborar para que o Governo continue, a cada dia, no caminho e na direção certa e que espera a colaboração de todos os demais membros de sua equipe. Ele exaltou a perseverança do ex-prefeito Valtinho em vários momentos da vida política de Itagimirim, juntamente com seus familiares. Mas Rogério também não esqueceu da participação do seu pai Sr. Francino Andrade em tempos passados, onde teve efetiva participação na transformação da vida política do município. Rogério falou do momento difícil que passa o país, repercutindo bem mais negativamente nos pequenos municípios, que sobrevivem, quase que unicamente dos recursos oriundos dos Governos Federal e Estadual, mas que isso não vai impedi-lo de, junto com todos que o acompanham, promover o equilíbrio na administração, enquanto estiver à frente dos destinos da cidade.

Rogério finalizou agradecendo, mais uma vez, pela presença de todos e desejou boas vindas aos novos integrantes de sua equipe de Governo. Após os discursos foi servido o coquetel.

Veja + Notícias/Geral